Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vinha afirma que MCMV foi maior conquista do atual governo

Em entrevista ao Portal, vice-prefeito faz balanço do mandato

Da Redação

Em 28/12/2012 às 12:49

(Foto: Arquivo)

Prefeito de Presidente Prudente em exercício, o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) concedeu entrevista ao Portal Prudentino e fez um balanço do primeiro mandato da atual administração – ele e o chefe do Executivo, Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB), tomam posse no próximo dia 1º de janeiro para mais quatro anos.

Na ocasião, Vinha destacou a liberação da construção de 2.368 casas na zona norte de Prudente, referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, como a maior conquista do atual governo.

“São políticas sociais. Quando você dá um teto para um trabalhador morar, não tem um desejo maior de você ver a felicidade de uma família ter o seu teto. Esse foi e está sendo um marco em nossa cidade”, ressaltou. “Fechamos com êxito esse final de mandato. O [Conjunto Habitacional] João Domingos e os outros bairros serão a realização de muitas famílias. Isso é um marco que ficou nesse primeiro mandato”, acrescentou.

O petista também falou sobre a quantidade de emendas parlamentares que a cidade recebeu enviadas pela União e, também, pelo Governo do Estado, que possibilitaram diversos convênios para o município.

“Uma coisa inédita que aconteceu é que eu e o Tupã, o primeiro ato que fizemos, no primeiro ano de nosso mandato, após assumirmos no dia 1º, foi que na outra semana estávamos em Brasília, percorrendo 70 gabinetes de deputados federais, independente de partido. Isso nos possibilitou muito, porque as pessoas precisavam conhecer Presidente Prudente”, lembrou.

Um dos líderes do PT na região, Vinha ressaltou a importância de fazer parte da mesma sigla da presidente Dilma Rousseff para a liberação de verbas federais e, também, contato com ministros.

“Muitas pessoas foram importantes para nós, como o hoje ministro [da Educação, Aloízio] Mercadante e o ministro [da Saúde] Alexandre Padilha, que esteve aqui quando era da Casa Civil e agora também tem ajudado muito Presidente Prudente na área da Saúde. São pessoas que temos uma gratidão muito grande”, mencionou.

O vice-prefeito também destacou o apoio de deputados federais de outras siglas, como PMDB, PSDB e PV, além da “parceria” com os atuais deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e o tucano Mauro Bragato.

“[Eles] abriram o canal para nossa administração buscar recursos junto ao governo do Estado. Antes, para se ter uma ideia, a cidade não recebia sequer o Governador do Estado. Então, tivemos poucos investimentos estaduais em outras administrações. Mas na nossa abrimos esse caminho através dos deputados”, pontuou.

Vereador em Presidente Prudente por dois mantados, Vinha também ressaltou o “diálogo” que a atual legislatura teve como o Poder Executivo. “Se tem uma coisa que tenho experiência é que fiquei oito anos na Câmara Municipal e sei que, naquela época, não havia essa possibilidade de diálogo. A Câmara entendeu que a gente precisava dar outro norte para essa cidade. Dialogar com vários setores. A Câmara foi essencial neste processo de crescimento de Prudente”, disse.

Questionado sobre qual era o motivo de prefeito e vice terem se mantidos unidos até o final do mandato, fato que não ocorria na história recente da política local, o petista foi taxativo: “Primeiro é a confiança”.

“O Tupã vinha de uma administração como secretário de Obras do Governo Agripino [de Oliveira Lima Filho], que era uma administração mais conturbada, mas a confiança que o meu partido teve na composição com o Tupã é que deu essa liberdade para que pudéssemos trabalharmos unidos. Fico muito feliz por que um confia no outro. E por isso esse sucesso nestes quatro anos de mandato”, apontou.

Por fim, Vinha comentou o período como prefeito de Presidente Prudente em exercício, já que Tupã está de licença desde o dia 15 deste mês, até a próxima segunda-feira (31).

“Apenas demos continuidade ao trabalho do prefeito. Sei o que tem que ser feito. Temos um quadro de assessores, gabinete, de secretários, que sempre fizemos as coisas unidas. Isso nos dá uma tranquilidade para estar esses 15 dias. Claro que é um orgulho você estar hoje comandando uma cidade do porte da nossa. É muito importante e estou muito feliz de estar assumindo neste período”, finalizou Vinha.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.