Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Argentina quer Ilhas Malvinas de volta; Reino Unido nega

Da Redação

Em 03/01/2013 às 15:17

Presidente da Argentina enviou uma carta ao primeiro-ministro britânico pedindo diálogo

(Foto: Valter Campanato/ABr)

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convidou o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para retomar as discussões sobre o controle das Ilhas Malvinas. As ilhas atualmente estão sob domínio britânico, mas os argentinos reivindicam o direito de controle sobre a região. Mas o pedido foi negado pelo primeiro-ministro.

Essa disputa entre os dois países envolvendo as Ilhas Malvinas dura quase dois séculos. Em carta enviada a Cameron e ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a presidente da Argentina cobra o diálogo e a devolução das ilhas.

A carta foi publicada em vários jornais britânicos e reproduzida na agência pública de notícias da Argentina, a Telam. "Há 180 anos, em um exercício aparente de colonialismo do século 19, a Argentina foi alvo de armas que levaram à retirada das Ilhas Malvinas, situada a 14 mil quilômetros de Londres [capital do Reino Unido]”, diz o texto.

Em seguida, a carta acrescenta que "os argentinos foram expulsos das ilhas pela Marinha Real Britânica e, mais tarde, o Reino Unido iniciou um processo de implantação de população semelhante ao usado em outros territórios sob o domínio colonial".

O texto diz ainda que o Reino Unido, chamado de “potência colonial”, tem se recusado a devolver esses territórios à Argentina, privando-a de “reconstituir sua integridade territorial”. "[As Ilhas] Malvinas também são uma causa da América Latina e da grande maioria dos povos e governos do mundo que rejeitam o colonialismo".

Nas reuniões do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a questão referente ao controle das Ilhas Malvinas é assunto constante. O Brasil e a maioria dos países latino-americanos apoiam a Argentina na reivindicação pelo controle das ilhas.

Já o primeiro-ministro britânico, de acordo com seu assessores, afirma que a população das Malvinas demonstrou "o desejo claro de ser britânica" e o primeiro-ministro fará "o possível para proteger" seus interesses.

Em março será realizado um referendo sobre o estatuto político do arquipélago. Cameron pediu à Cristina Kirchner que aceite o resultado do referendo.

De acordo com assessores, os moradores das Ilhas Malvinas são livres para escolher o futuro, tanto na política como na economia, e têm direito à autodeterminação.

Em 1982, houve uma disputa entre Argentina e Reino Unido pela posse das ilhas. Os britânicos saíram vitoriosos. A disputa entre os dois países ocorre desde o século 19. Na carta, Cristina Kirchner lembra a história da disputa. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.