Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Encontro discute criação do Fórum dos Dirigentes de Cultura

Da Redação

Em 16/04/2013 às 14:56

Para o evento, foram convidados dirigentes dos 54 municípios que compreendem o Oeste Paulista

(Foto: Secom)

A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente realizou, na manhã desta terça-feira (16), na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, no Centro Cultural Matarazzo, o Encontro com Dirigentes Culturais da região.

Ao todo, representantes dos 54 municípios que compreendem o Oeste Paulista foram convidados para reunião que debateu a criação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Oeste Paulista (Focop). De acordo com o secretário da pasta, Fábio Nougueira, a gestão cultural tem se modernizado e cada vez mais é necessário ter conhecimento sobre leis para participação de editais.

“É necessário profissionalismo para que tenhamos conhecimento de leis. Ou seja, a intenção de formarmos o grupo na região é isso, existir a troca de informações. Uma cidade sabe mais do que outra sobre determinado assunto, então ensina, ajuda e colabora com a outra. O objetivo é formarmos um grupo pensando na melhoria das ações culturais não só de uma cidade, mas de toda região. E também fazer reivindicações em conjunto junto aos governos Estadual e Federal. Quem sabe até criarmos um Corredor Cultural. A ideia é essa, formar um grupo de discussão sobre a gestão cultural de cada município e agregar valores para uma melhoria de toda região”, explica.

Segundo Nougueira, a intenção ainda não é interferir no perfil de cada cidade, mas tomar conhecimento dos problemas enfrentados por cada uma. “Não tem nenhuma cidade que não tenha algum tipo de problema, Prudente tem, Venceslau tem, enfim. Toda cidade tem algo que pode ser melhorado. Acredito que trabalhando em grupo a evolução será melhor. Fazer com que o Estado inteiro, principalmente os governos Estadual e Federal, entenda que nossa região é longínqua da capital, mas é evoluída culturalmente em todos os setores, está em franco desenvolvimento e precisa ser vista com carinho pelos governantes. Então a ideia é essa, agregar valores e trabalhar unidos”, pontua.

Questionado se a intenção da criação do Focop é fazer com que a região tenha mais destaque e se torne referência para as demais regiões do Estado ele é categórico ao dizer que “pode haver sim uma ambição em fazer com que a região se torne modelo no Estado de São Paulo”. “Porém é válido ressaltar que isso tudo na questão de gestão pública, e não em interferir na criação dos artistas e nas suas individualidades. O nosso trabalho é de gestores públicos, é melhorar o que os municípios fazem enquanto poder público na área de cultura”, frisa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.