Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

O Capital Selvagem e a Vida Enlatada

(*) Rubens Shirassu Jr.

Em 28/05/2013 às 14:44

(Foto: Ilustração)

Se o Governo Federal desenvolve uma campanha para a inclusão digital, ocorre na ação um paradoxo: grande faixa da população constitui-se de pessoas de menor condição financeira, que vive na carne e assiste à desigualdade social.

Vou cair num típico jargão tradicional usado nas plataformas dos partidos do Brasil: O povo brasileiro necessita de ensino de melhor qualidade, profissionalização, maiores opções de emprego, junto a salário, enfim, uma vida mais digna. Penso ser o mínimo básico para se viver e também o exercício justo de cidadania.

Tal promoção do Governo e do Estado reflete que, no fundo, não existe interesse no equilíbrio social, econômico e nas relações entre as classes, valorizando e respeitando o(a) cidadã(o) com os conceitos humanos de igualdade e fraternidade, autorrealizando todas as leis dos códigos e, principalmente, da nossa Constituição Federal.

E, sim, causa o efeito contrário, a campanha nefasta prioriza o consumo desenfreado, a qualquer custo, estimulando um mau hábito que, se transforma em doença nas camadas mais carentes da sociedade. Eleva-se o índice de inadimplência, favorecendo apenas a comerciantes, industriais, cartões de crédito, banqueiros, financiadoras e corporações estrangeiras.

Por outro lado, ocorre o aumento de desânimo, depressão, angústia, entre outros males da mente e do corpo, abarrotando as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), as chamadas pelo SAMU ou Resgate, promovendo a intitulada “indústria da doença” no País.

Pela falta de cultura e de educação, as pessoas vão se preocupar no acúmulo de bens materiais e, ao mesmo tempo, ostentar o poder de compras do dinheiro. Esse comportamento demonstra que ocorreu uma inversão de valores: desvaloriza-se o ser humano, reduzindo-o a apenas uma inscrição, um número de RG e CPF.

Na outra face da moeda, sacraliza-se a espiritualização dos aparelhos da tecnologia digital e banaliza o ser humano. Vivendo apenas dos prazeres efêmeros e artificiais, o Homem afasta-se da essência da natureza, do sentido da vida.

Vou adaptar uma frase de Jean Paul Sartre, filósofo existencialista do século 20: Vivemos um século onde a essência não tem prioridade sobre a existência.

(*) Rubens Shirassu Jr. é designer gráfico e escritor

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.