Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente conta com programação especial voltada à 3ª idade

Da Redação

Em 10/06/2013 às 09:04

"Moimórias" conta a história de um alfaiate idoso que costura encomendas em uma antiga oficina e cria um mundo próprio em sua imaginação

(Foto: Divulgação)

O próximo sábado (15) é lembrado como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e, para reforçar o empenho nas discussões sobre as agressões contra a terceira idade, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza uma série de atividades voltadas a quem já tem mais de 65 anos. Elas têm início na sexta-feira (14) e são gratuitas.

A programação começa com dança: a apresentação “Coreografia em Homenagem aos Defensores da Paz”, que traz uma homenagem aos “pracinhas”, soldados que integraram a luta contra o nazi-fascismo, ocorre às 15h, na área de convivência do Sesc Thermas.

As dançarinas fazem parte do Grupo Alegria de Viver, que proporciona atividades artísticas e físico-esportivas para o público da terceira idade em Prudente. A apresentação tem cerca de 30 minutos e é coordenada por Márcia Rosas.

No período da noite, o público pode acompanhar o teatro "Moimórias", às 20h, no mesmo local. O enredo conta a história de um alfaiate idoso que costura encomendas em uma antiga oficina e cria um mundo próprio em sua imaginação. Uma atriz manipula um boneco, que representa este velho senhor, e por meio dele leva o público a navegar pelas suas próprias memórias. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na central de atendimento do Sesc.

Já no sábado (15), a partir das 10h, o Calçadão da Maffei recebe a caminhada “Um Poema Para a Sua Consciência”, aberta para todas as idades e públicos. Durante o percurso, as integrantes do Grupo Alegria de Viver distribuem poemas que simbolizam a campanha de combate à violência contra os idosos.

“O objetivo desta atividade é chamar a atenção para esta data. É como se fosse um pedido para que as pessoas reflitam sobre este tipo de violência”, explica Wanner Mussato Rodrigues, responsável pelas ações.

A programação continua no período da tarde, só que no Sesc Thermas. Às 15h30, na área de convivência, ocorre a solenidade “Palavras de Acolhimento”, voltada tanto para os grupos participantes das atividades quanto para o público geral.

“Eles explicam como os idosos podem ser atendidos por elas, aproveitar os serviços disponíveis e exercer seus direitos”, diz Rodrigues.

Em seguida, às 15h45, será exibido o documentário "Olhos Pasmados", que tem direção de Jurandir Muller e Kido Goifman. Os problemas da velhice são apresentados por este curta-metragem, que tem como ponto de partida um poema do francês Arthur Rimbaud.

Para fechar as atividades, o Sesc realiza o encontro dançante "Do Brasil ao Caribe", que tem a participação especial da cantora Miriam Miràh. Diversos ritmos latinos como a salsa, bolero, chá chá chá e merengue serão interpretados pela artista a partir das 16h, também na área de convivência. A apresentação conta ainda com os músicos Roy Isaac e Raquel Vanalli, que interpretam ritmos brasileiros como o xote, baião, samba e bossa nova com arranjos instrumentais.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.