Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeita, vice e secretário são condenados pelo TRE

Da Redação

Em 13/06/2013 às 10:22

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nessa semana os diplomas de Virgínia Pereira da Silva Fernandes e Ione Kimura, prefeita e vice-prefeita de Bastos, ambas do PSDB. O secretário municipal Antonio Fernandes dos Santos foi condenado pela prática do abuso do poder de autoridade e político. Os três também foram declarados inelegíveis por 8 anos.

Conforme o julgamento, durante a campanha de 2012, Antonio Fernandes dos Santos, à época presidente da Câmara Municipal, representou Virgínia Fernandes e Ione Kimura em uma cerimônia de inauguração de posto de saúde, proferindo discurso que, segundo o relator do processo, juiz Paulo Hamilton, teve “inegável conteúdo eleitoral”.

Para o tribunal, houve o abuso de poder político e de autoridade, pois Santos utilizou sua prerrogativa como presidente da Câmara para discursar em ato público e promover a candidatura de Virgínia, ao destacar as obras e conquistas da então candidata à reeleição e não da administração municipal. "

Ficou evidente a gravidade e potencialidade dos fatos", diz o relator. A cassação da prefeita e da vice-prefeita ocorreu pelo fato de elas terem sido diretamente beneficiadas pela interferência do poder exercido pelo então presidente da Câmara, segundo o TRE.

A decisão foi unânime e reformou a ação julgada em primeira instância. Cabe recurso.

Virgínia Pereira da Silva Fernandes e Ione Kimura foram eleitas com 7.797 votos (70,08% dos votos válidos).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.