Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sanfonias apresenta clássicos do chorinho no Sesc Thermas

Da Redação

Em 20/06/2013 às 16:36

O grupo é formado por Lourdes Degani Cardoso (sanfona), Joãozinho (7 cordas), Fabiano Pires (cavaquinho) e Nelson Cardoso (percussão)

(Foto: Cedida/AI)

Os clássicos de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu compõem o repertório do Grupo Sanfonias, que se apresenta no sábado (22), às 16h, no Sesc Thermas. O show gratuito dá destaque especial à sanfona, acompanhada de cavaquinho, violão e percussão na releitura de sucessos compostos por músicos brasileiros.
 
Formado por Lourdes Degani Cardoso (sanfona), Joãozinho (7 cordas), Fabiano Pires (cavaquinho) e Nelson Cardoso (percussão), o Sanfonias alia a sonoridade da tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano do chorinho. “Trabalhamos um ano após a formação do grupo, em 2006, para produzir novos arranjos de músicas conhecidas pela maioria dos brasileiros. Queríamos trazer uma nova versão das canções. E nelas, a sanfona é a grande estrela”, explica Nelson.
 
Flor Amorosa, Odeon, Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho são alguns dos clássicos do chorinho brasileiro que integram o show. Segundo Nelson, os arranjos próprios do grupo misturam este gênero à música latino-americana. “Usamos como referência canções argentinas, cubanas, uruguaias e de outros países da América”, diz.
 
Os integrantes apresentam também, nos intervalos entre as canções, curiosidades e informações sobre os compositores e as obras. “Esta é uma forma de demonstrar um pouco do resultado da pesquisa sobre a cultura latino-americana realizada neste processo de formação”, pontua Nelson.
 
Sanfonias já se apresentou em cidades como Adamantina, Andradina e José Bonifácio e percorreu o Estado com o Circuito Cultural Paulista.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.