Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Acipp orienta sobre adesão ao cadastro positivo em PP

Da Redação

Em 21/08/2013 às 08:49

A Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) está recebendo interessados em aderir ao Cadastro Positivo.

Por meio do Cadastro Positivo, que passou a valer no início deste mês, todo o histórico de pagamentos – ou seja, as contas que foram pagas em dia e as que não foram – será considerado na análise de crédito do consumidor.

De acordo com a Acipp, o cadastro permite que o acesso do consumidor ao crédito seja facilitado, além de promover melhores condições de negociação aos bons pagadores nos estabelecimentos comerciais.

Para isso, é necessário que o interessado autorize, por meio de um termo de abertura, que as empresas tenham acesso aos seus dados positivos nos bancos de dados, como o da Boa Vista Serviços (SCPC).

A autorização também pode ser feita na empresa onde o consumidor fechou o negócio, quando realizar a compra a prazo ou contratar um financiamento, por exemplo. "Mediante autorização, as empresas passam a informar aos bancos de dados os compromissos assumidos pelo cliente e sua pontualidade de pagamento", explica o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.

"Os bancos de dados, por sua vez, organizam as informações do Cadastro Positivo em um relatório de crédito que pode ser consultado sempre que o consumidor quiser. Por outro lado, sem o Cadastro Positivo, se o nome do cliente estiver na lista de devedores e ele precisar de crédito, as empresas não conseguem ver todas as suas contas pagas em dia. Com a informação apenas da lista de devedores, ele pode ter seu crédito negado", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.