Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bispo minimiza mudanças e diz que "novas virão"

Dom Benedito foi responsável por 56 transferências em cinco anos de Diocese

ROGÉRIO MATIVE

Em 23/10/2013 às 16:51

Últimos cinco anos de Dom Benedito já somam 56 transferências

(Foto: Cedida/Geraldo Gomes)

Diferentemente do anunciado, o bispo Dom Benedito Gonçalves resolveu conceder entrevista coletiva para explicar a transferência de 39 sacerdotes entre paróquias da Diocese de Presidente Prudente. Ele minimizou a medida, porém, adiantou que "outras mudanças virão".

Na tarde desta quarta-feira (23), Dom Benedito atendeu os jornalistas após anunciar, ontem (22), a maior mudança realizada na Diocese em toda sua história, conforme publicou o Portal. Desde Dom José de Aquino, o primeiro bispo prudentino, passando por Dom Agostinho, que permaneceu 26 anos à frente da Diocese, os últimos cinco anos já somam 56 transferências.

"A Igreja sempre viu a mudança como algo necessário para a sua caminhada. Os próprios documentos da Igreja têm demonstrando a necessidade da renovação da paróquia. Já faz parte, as mudanças. Às vezes, em Presidente Prudente, tinha uma certa cultura onde os padres permaneciam até fora do tempo canônico", explicou.

De acordo com ele, o assunto ganhou repercussão devido o número de padres remanejados. "Assustou devido o número. Mas fiz diversas mudanças para que toda a Diocese fosse contemplada. Foi por unanimidade. Apenas um foi contra", disse, citando a reunião do Conselho Diocesano de Presbíteros, quando, dos 10 padres presentes - do total de 12 -, nove foram favoráveis à medida.

Dom Benedito adianta: esta não será a última mudança na Diocese. "Não foi a primeira e não será a última. Outras mudanças virão buscando o bem pastoral de nossa Diocese", revelou, sem citar quais interferências serão realizadas.

Atualmente, são 51 paróquias na área de cobertura da Diocese de Prudente, abrigando 60 sacerdotes. O cenário analisado por Dom Benedito foi o responsável pelas transferências na tentativa de mesclar "experiências". "Procuramos para que o clero ficasse mesclado, abrindo caminho para os mais novos. A estrutura era outra [até a tutela de Dom Agostinho, em 2002], bem diferente. Agora, isso tem sido uma constante. Olhamos a conjuntura atual, a nossa realidade", afirmou.

Conforme Dom Benedito, não houve resistências dos padres em mudar de comunidade. "Não houve manifestação. O padre Tuti [Paróquia da Vila Maristela] disse que estava disposto. Ele mostrou alegria e satisfação nesta mudança. Alguns vieram buscando alguma explicação. Ficaram surpresos", relatou.

Questionado sobre um possível afastamento de fiéis devido a simpatia pelos padres que comandam as paróquias afetadas com a mudança, o bispo minimizou. "A pessoa tem que ser discípulo de Jesus. A mudança já vem para isso", concluiu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.