Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas recebe violeiro Paulo Freire para show e oficina

Da Redação

Em 12/12/2013 às 12:48

O violeiro irá abordar a história, o mundo que cerca a viola, a importância do sertão neste aprendizado através do instrumento

(Foto: Cedida)

No fim de semana, dias 14 e 15, o Sesc Thermas de Presidente Prudente traz três atividades: oficina de viola, show com Paulo Freire e espetáculo inspirado na obra de Ana Maria Machado.
 
O primeiro evento é a oficina de viola com Paulo Freire. O violeiro irá abordar a história, o mundo que cerca a viola, a importância do sertão neste aprendizado através do instrumento. Ele também falará sobre a construção dos “causos” a partir da tradição oral, os grandes compositores da música caipira e suas criações e a importância da música vinda do sertão no atual momento da cultura brasileira.

A intenção principal é desenvolver o interesse nos participantes em se aprofundar na cultura popular brasileira e, a partir deste conhecimento, buscar seu caminho musical. Não existe necessidade de um pré-conhecimento do instrumento e os interessados que não tocam o instrumento podem participar como ouvintes. A oficina acontece às 10h, no quiosque e tem vagas limitadas, com inscrições gratuitas.
 
Às 16h, o músico volta para show, na área de convivência. Acompanhado de Tuco Freire (contrabaixo) e Adriano Busko (bateria e percussão), músicos com quem vem tocando há mais de 30 anos, Freire apresenta as músicas mais representativas de sua carreira e o repertório do novo trabalho, o CD "Alto Grande". O violeiro e contador de histórias juntou de uma forma mais intensa o causo e a música, escreveu grandes histórias e encaixou o acontecido em composições de viola.

Espetáculo
 
No domingo (15), é a vez das crianças. A boa pedida é o espetáculo "Pra onde as coisas vão", do Grupo Salada Mista. Inspirado na obra de Ana Maria Machado, Bisa Bia Bisa Bel, a peça narra a história de uma menina que para entender a saudade conta com a ajuda de seu pai.

Ele a leva a diferentes mundos pra que descubra quem é de verdade e saiba que a despedida não é o fim de tudo e, sim, o começo de novas aventuras. O espetáculo tem duração de 60 minutos e entrada livre.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.