Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Senado deve ouvir ministro da Defesa sobre compra de caças

Agência Brasil

Em 20/12/2013 às 13:50

(Foto: Stefan Kalm/Saab Group/Divulgação)

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), afirmou que pretende ouvir na comissão o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O objetivo é saber do governo detalhes sobre o que motivou a escolha dos caças suecos Saab Gripen NG.

"A expectativa é de que nós possamos, em fevereiro, conhecer em detalhes os fundamentos que levaram o governo brasileiro a adotar essa posição", afirmou o senador.

A decisão sobre a compra dos caças suecos foi anunciada na tarde da última quarta-feira (18) depois de anos de indefinição. O Projeto FX-2, que inclui os caças, teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o governo brasileiro: além do Saab Gripen NG, modelos da americana Boeing e da francesa Dassault estavam na disputa.

De acordo com a Aeronáutica, o preço total dos 36 caças supersônicos será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023. O ministro disse que a escolha foi em razão do equilíbrio entre performance, custo e transferência efetiva de tecnologia. Esses fatores também foram lembrados por Ferraço. Para o senador, o mais importante foi a definição do governo.

"Essa era uma decisão que se arrastava no tempo e há uma constatação efetiva de elevada vulnerabilidade e fragilidade do espaço aéreo brasileiro. O mais importante de tudo nesse momento foi a decisão adotada pelo governo federal", afirmou apontou.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.