Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Senado fará homenagem aos 20 anos do Plano Real

Agência Senado

Em 07/01/2014 às 17:55

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em sessão comemorativa aos 15 anos do Plano Real no Congresso Nacional.

(Foto: Antonio Cruz/Arquivo ABr)

O Senado realizará em fevereiro uma sessão especial para celebrar os 20 anos do lançamento do Plano Real. A homenagem deve ocorrer no dia 25, mas ainda depende de confirmação, podendo ser alterada pelo Plenário.

O Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, no governo de Itamar Franco, com a edição da Medida Provisória 434/1994, foi um amplo programa de estabilização econômica que teve como principal objetivo o controle da hiperinflação que assolava o país.

Elaborado a partir de 1993 por uma equipe de economistas formada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, quando do lançamento da nova moeda, o Real.

Na avaliação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que sugeriu a sessão especial, desde a implantação do Plano Real "renasceu no Brasil a esperança da construção de um futuro planejado". Antes da medida, conforme o senador, "a inflação e a desordem nas finanças públicas colocaram o Brasil, por várias ocasiões, à beira do caos".

“Os princípios do Plano Real foram apropriados por nossa sociedade de tal forma que, desde então, os sucessivos governos não abriram mão de sua defesa. Entretanto, o tempo passa e uma nova geração de brasileiros, aqueles que eram muito jovens em 1994 e os que hoje têm menos de 20 anos, não viveram o horror da inflação, como seus pais. Mesmo a nossa memória se relativiza com o passar dos anos.”, diz Aécio.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.