Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Matarazzo exibe Mostra Nacional de Cinema

Da Redação

Em 11/02/2014 às 09:17

A Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo exibe, de sexta-feira (14) até domingo (16), o documentário “Cidadão Boilesen”, inspirado na pessoa de Henning Albert Boilesen, empresário dinamarquês radicado no Brasil, presidente da Ultragás e fundador do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola. Assassinado por militantes do MRT e da Ação Libertadora Nacional (ALN) em 1971, São Paulo.

O documentário “Cidadão Boilesen” dirigido por Chaim Litewski, conta a história do empresário. Na produção, Boilesen era um cidadão cheio de ambiguidades e paradoxos. O filme vai até a Dinamarca, visita os arquivos escolares onde Boilesen estudou quando criança e adolescente.

Outra marca forte da produção fica por conta das entrevistas. Amigos, civis e militares, do empresário, seu filho mais velho, o cônsul americano que vivia em São Paulo à época dos acontecimentos e um dos militantes que participaram de seu assassinato.

Há depoimentos de figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Paulo Egídio Martins, Erasmo Dias e do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, entre outros personagens importantes da época.

O filme aborda o hábito do empresário de assistir as sessões de tortura, confirmado por testemunhos de militares e militantes da época.

Serviço

O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes. Informações sobre horários de exibição do filme através do telefone 3226-3399.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.