Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Docente explica história sobre símbolos da Páscoa

*Karen Bressan

Em 20/03/2014 às 14:40

A Páscoa, ou pessach para os judeus, é uma festa litúrgica cristã celebrada anualmente em memória da ressureição de Cristo. A data foi fixada pelo primeiro Concílio da Nicéia (325 d.c.) e é a partir dela que se marcam as demais comemorações do calendário litúrgico, em especial a quaresma. Hoje, para muitas pessoas, é o momento que caracteriza o período de consumir, em grande escala, produtos a base de chocolates, seja em forma de ovos ou bombons.

Presentear com ovos na Páscoa é um costume que vem da antiguidade, já que o ovo remete ao fruto da vida, representa nascimento e renovação. No hemisfério norte, a Páscoa coincide com o fim do inverno e início da primavera, refletindo renovação da terra, após a rigorosa estação. Na cultura chinesa, o costume de presentear com ovos de galinha cozidos e decorados nas festas de primavera, simboliza a valorização da vida, o renascimento e a ressurreição.

Um dos fatores que influenciou a popularização do chocolate para substituir os ovos de galinha ou pato foi a associação dos produtos derivados do cacau como alimentos divinos. No século 18, com o início da produção de chocolate em larga escala, o costume ganhou ainda mais popularidade.

Pode-se dizer que a tradição de presentear com chocolate na Páscoa conserva a essência da simbologia, mantemos o formato de ovo que simboliza a vida, esperança e ressurreição, utilizando um ingrediente que não interfere nos costumes religiosos, uma vez que muitos cristãos não consomem carne e ovos durante a celebração.

Outro símbolo que representa a renovação da vida é o coelho. O animal remete à fertilidade, justamente por sua alta capacidade de reprodução. Além dos coelhos de chocolate, em alguns países, o bichinho também faz parte do folclore do feriado e se torna importante ferramenta lúdica. É comum esconder os ovos para que os pequenos saiam à caça de seus presentes de Páscoa.

Já a pomba, que simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo, é geralmente representada na gastronomia pelas colombas. Esse pão doce, moldado no formato do pássaro, tem sua origem na Itália. A massa é parecida com a do panetone, mas leva mais ovo e manteiga no preparo, além de mais cascas de laranja, detalhes que garantem maior leveza ao produto final. Na Grã- Bretanha, a colomba ganha forma de cruz e o acréscimo de frutas secas, o bolo é decorado com 11 bolinhas de marzipã, representando os apóstolos, com exceção de Judas.

Além da história que permeia toda a gastronomia nesse período, atualmente existem no mercado inúmeros tipos e formas para chocolates e produtos de confeitaria que ganham destaque na Páscoa. Um bom exemplo são os ovos classificados como gourmet.  Encontrados em produções artesanais, elaborados com chocolates de origem, recheios inusitados e também com produtos diferenciados, além de embalagens e decorações exclusivas, ganham cada vez mais consumidores. Esse tipo de produto está em alta porque o cliente, a cada dia, é mais exigente e quer produtos novos e únicos.

Quem não gosta de receber um chocolate de presente? E se esse presente vier de uma forma exclusiva superando suas expectativas, melhor ainda.

*Karen Bressan é docente do Centro Universitário Senac
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.