Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com espetáculo, Circuito Cultural visita quatro cidades da região

Da Redação

Em 19/04/2014 às 11:00

Comandado pela ONG Teatro de Tábuas, o espetáculo foi elaborado para acontecer em forma de um cortejo de rua, onde a estória será contada em três paradas

(Foto: Cedida/AI)

A partir da próxima semana, quatro cidades da região de Presidente Prudente serão contempladas com apresentações do Circuito Cultural. O espetáculo “Mãe do Ouro”, que integra o projeto Canções Populares percorrerá Rosana, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Pirapozinho, nos dias 22, 24, 25 e 28, respectivamente.

Comandado pela ONG Teatro de Tábuas, o espetáculo foi elaborado para acontecer em forma de um cortejo de rua, onde a estória será contada em três paradas de aproximadamente 30 minutos cada, convidando a todos para acompanhar, cantar, ouvir e partilhar um pouco desse imenso universo que é o imaginário popular.

Em Rosana, no dia 22, a apresentação ocorre às 16h. O cortejo sairá da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Terezinha Camargo Jardim, próximo à Prefeitura, passará pela Praça dos Pioneiros e seguirá até a Escola Estadual Francisco Piargentille.

No dia 24, em Teodoro Sampaio, o evento ocorre às 15h. A trupe partirá da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Romualdo Fink Andrade e passará pela Avenida Manoel Guirado Seguram com destino à Prefeitura. Por sua vez, Mirante do Paranapanema receberá o projeto no dia 25, às 10h. O percurso terá iníco na Rua Amélia Fussai Okuboe, seguirá para a Praça Francisco Farias, rumo à Escola Municipal Sofia Aguilera de Assis.

A trupe ainda visitará, no dia 28, às 16h, a comunidade de Pirapozinho. O cortejo partirá da Escola Estadual Maria José Barbosa Castro Toledo, passará pela Escola Estadual Lúcia Silva de Assumpção e seguirá até a Praça Manoel Marques Silva.

“Mãe do Ouro”

Coletada pelo grande folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, a estória da “Mãe do Ouro” acontece nos tempos do garimpo, onde o escravo Pai João, após um longo período sem encontrar ouro nas minas de seu ganancioso patrão, recebe a visita de uma santa, uma entidade mística que lhe aponta o caminho para imensas pepitas, despertando ainda mais a cobiça do patrão cruel. No entanto, a santa pede ao cativo que não revele de nenhuma forma a localização da mina.

Contrariado com a recusa do homem, o patrão manda surrar-lhe severamente. A santa, então, aparece novamente e permite ao Pai João que diga a localização da mina, mas que se retire de lá ao meio-dia. Ele assim faz, e, neste exato horário, a mina desaba sobre o patrão, que nunca mais foi visto.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.