Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Rubens Shirassu fala sobre "Beijos e Ferroadas"

*Rubens Shirassu Júnior

Em 22/05/2014 às 13:43

(Foto: Ilustração)

Sinclair Lewis garantiu que Deus faz o país, o homem a cidade e o diabo a sua aldeia, e vingou-se de sua aldeia, ou província, escrevendo Rua Principal - uma obra cujo protagonista revolta-se contra a mentalidade mesquinha de uma pequena cidade do meio-oeste americano. Menos furibundo, Gabriel García Márquez servia-se de sua Aracataca de todas as maneiras.

Arranjou-lhe outro nome - Macondo - e colocou-a no centro de seus livros: aquele lugarejo da América do Sul onde acontece tudo que não é possível acontecer e muito mais. Se realmente o diabo fez sua aldeia em Macondo, houve exagero.

Da mesma forma que Sauk Centre impressionou Sinclair Lewis e Aracataca serviu de trampolim para García Márquez chegar à fama, com Cem Anos de Solidão, outras províncias - aldeias ou não - têm quase sempre deixado marcas profundas nos escritores, poetas e cronistas.

Decididamente, os grandes escritores do século 20 foram atraídos pelas metrópoles, mas mantiveram com suas províncias uma relação tão conflituosa que mais se aproxima de uma espécie de complexo de Édipo, na falta de um exemplo melhor.

O que dizer de minha experiência, um homem que não escapou da armadilha representada pela província? Uma breve escala em Curitiba e uma parte no Japão, onde passei escrevendo desesperadamente para papai, amigos, escritores, contistas e poetas, pedindo para que não esquecessem de escrever, e não me deixassem abandonado, no desterro da cidade quadriculada de jovens que tentam falar o inglês e sonham nas ondas do Hawai.

Como gaijin (estrangeiro) esperneei enquanto pude e, na primeira oportunidade que tive, escrevi um livro. O nome? Oriente-se – Manual de Procedimentos no Japão. Depois, continuei refletindo situações ambientadas naquele país e, principalmente, em Presidente Prudente e nas ruas periféricas.

Mas, a província me reserva uma estranha relação que mantenho de amor e antipatia: escritores latino-americanos têm a curiosa mania de fazer peregrinações à Europa ou Oriente, criando a sugestão de que aquilo deve ser um paraíso. Em 1994, refugiei-me no Japão, e lá sentia-me uma espécie de viúvo, não apenas de Prudente, mas de todas as cidades da América Latina.

Os europeus e asiáticos, por sua vez, com frequência, atravessam os oceanos em busca de algum ponto exótico da América, alguma força. Eu rodei, por algumas cidades, mas, nunca perdi o ar de homem da província, orgulhoso, vaidoso, tradicionalista, deslumbrado e sonhador. No Brasil, são raros os casos de escritores que personificam esta relação angustiosa com suas províncias. Itabira para Drummond é uma fotografia na parede. Mas como dói. Dentro de mim, porém, se encontra algo semelhante, talvez bem mais forte.

Eu sou aquele que se exilou dentro de minha cidade, Prudente. Sou como um escorpião de bote armado, uma ameaça que a espreita: sempre à espera de uma oportunidade para revelar as fraquezas da cidade. Enfim, um amante raivoso que cobre de beliscos tipo ferroadas de marimbondo a amada porque ela não soube fazer a coisa justamente como devia. E, mais ou menos nesse nível, vou dizendo que prefiro a cidade sem a farra do boi em rodeios ou produtores rurais virtuais. Como não sei me livrar da província, vivo nela dando-lhe o tratamento que acho mais adequado: beijos e ferroadas.

*Rubens Shirassu Júnior é escritor

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.