Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

TSE restaura mandatos de prefeito e vice da região

Políticos eram acusados de doar combustível para carreata

Da Redação

Em 23/05/2014 às 16:06

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, restaurar os mandatos dos candidatos eleitos a prefeito e vice-prefeito de Mirante do Paranapanema. Voltarão aos cargos, Carlos Alberto Vieira e Edmilson Aquino, respectivamente.

A decisão reforma a conclusão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que entendeu que os dois candidatos teriam distribuído grande quantidade de combustível a centenas de eleitores em troca de apoio político durante carreata, configurando abuso de poder econômico.

O ministro Dias Toffoli concluiu pelo desacerto da decisão regional, tomando por base laudo pericial do Instituto de Criminalística de São Paulo. O laudo apontou que a maioria dos veículos abasteceu praticamente a mesma quantidade de combustível, que o abastecimento foi em torno de 10 litros por cada carro e cinco litros por motocicleta e, por fim, que a venda do dia 19 de agosto de 2012, dia da carreata, foi 83,54% superior em relação ao dia 12 de agosto de 2012, domingo anterior ao evento, único fato que levou à cassação dos mandatos.

De acordo com o relator, ainda que tenha ocorrido uma venda maior de combustível no dia 19 de agosto, “esse fato, por si só, não é apto para caracterizar abuso do poder econômico”, pois demonstra apenas que a carreata levou mais gente àquele posto de gasolina.

No entendimento do ministro, não houve gravidade na conduta. “Porque a distribuição do combustível foi vinculada a uma única carreata, ocorrida mais de um mês antes do pleito. O fato não possui gravidade suficiente para caracterizar o alegado abuso de poder econômico”, diz, em acórdão.

Contrário

Apenas o ministro Henrique Neves divergiu. Ele sustentou que as regras da propaganda eleitoral são precisas quando dizem que a propaganda em bens particulares devem ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento. “Se a pessoa quer participar da carreta, pode participar de forma gratuita”, analisa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.