Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Feira de adoção e exames gratuitos marcam Dia do Veterinário em PP

Da Redação

Em 09/09/2014 às 18:22

A proprietária Sara Manea trouxe a cachorra Dara para participar da iniciativa

(Foto: Gabriela Oliveira)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das doenças que afetam os seres humanos têm origem em animais. Dessa forma, a atuação do médico veterinário vai muito além do que cuidar de animais de pequeno ou grande porte, pois ele também possui responsabilidades quando se fala da saúde pública da população.

Como forma de conscientização, uma iniciativa é promovida em Presidente Prudente em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, lembrado nesta terça-feira (9). “Até sexta-feira [12], o Hospital Veterinário da universidade realizará gratuitamente exames em cães e gatos para diagnóstico de diabetes, hipertensão, olho seco, displasia e tumor de mama”, revela a diretora de Veterinária na instituição, Glaucia Prada Kanashiro.

Sobre a importância desses exames, a professora comenta que essas doenças são muito comuns nesses animais. “O grande problema é que os proprietários não conseguem perceber os sintomas. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa”.

Glaucia ressalta que as atividades contam com a participação dos alunos da graduação e do mestrado em Ciência Animal. “Integrar vivências como essas são relevantes, pois oferecem uma visão humanística para esses estudantes. Além disso, eles conseguem beneficiar a sociedade proporcionando serviços importantes para cães e gatos”.

Por meio dessa iniciativa, David Cordeiro Ananias trouxe de Álvares Machado (SP) sua cachorra, Puma, para fazer os exames preventivos. “Esses serviços são muito bons, pois tenho a oportunidade de saber como está a saúde dela", diz.

Adote um amigo

Nesta semana, o curso também promove a 2ª Feira de Adoção de Pequenos Animais, no estacionamento do Hospital Veterinário. Com o slogan “Ele vira latas, mas pode virar seu amicão”, a ação tem o envolvimento direto dos calouros do curso e integra as práticas do Trote do Bem. “Esses acadêmicos organizaram a atividade e estão trabalhando para que esses animais encontrem um lar”, conta Glaucia.

Ela fala que foram colocados para adoção seis cachorros e cinco gatos do canil da universidade, além de cinco cachorros da Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que é parceira da graduação. “Todos eles estão vacinados, vermifugados e castrados. Quatro já ganharam uma nova família, mas ainda existem outros que estão à espera de um amigo”.

Serviço

As atividades ocorrem no Hospital Veterinário da Unoeste, das 7h30 às 16h30 e das 13h30 às 17h30, no campus II. Mais informações pelo (18) 3229-2035.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.