Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Lewandowski assume Presidência da República até quarta

Da Redação

Em 23/09/2014 às 10:00

Lewandowski será o quinto ministro da Corte a assumir a Presidência da República

(Foto: Arquivo)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, vai assumir temporariamente a Presidência da República, a partir desta terça-feira (23). A presidente Dilma Rousseff embarcou por volta de 20h para Nova York, onde vai participar da 69ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Seu retorno está previsto para quarta-feira (24).

Já está no Congresso Nacional um comunicado do Palácio do Planalto com pedido de licença para sair do país e informando a ausência de presidente e vice-presidente, pois Michel Temer também viaja para o exterior.

Porém, os presidentes das duas Casas também não poderão assumir por participarem de campanha eleitoral.

Lewandowski será o quinto ministro da Corte a assumir a Presidência da República. O primeiro a exercer o cargo foi o ministro José Linhares, que ocupou a vaga interinamente do dia 29 de outubro de 1945 a 31 da janeiro de 1946.

Moreira Alves e Octávio Gallotti ficaram no cargo durante quatro dias em julho de 1986 e agosto de 1994, respectivamente. O ministro Marco Aurélio, que ainda está no Supremo, ocupou a Presidência da República durante cinco vezes em 2002.

No dia 10 de setembro, Lewandowski tomou posse no cargo de presidente do Supremo para um mandato de dois anos. Ele entrou na vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que aposentou–se no início de julho. Com a posse, o ministro também assume a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.