Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador pede informações sobre lei que proíbe jaleco fora do trabalho

Da Redação

Em 10/10/2014 às 10:29

O presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, vereador Valmir da Silva Pinto (PTB), pediu ao Executivo informações sobre a fiscalização e aplicabilidade da multa ao profissional de saúde que infringir a Lei Estadual Nº 14.466, de 8 de junho de 2011, que proíbe a utilização de equipamentos de proteção individual, com jalecos e aventais, fora do ambiente de trabalho.

Valmir da Silva Pinto também pediu informações sobre a existência de estudos ou palestras para conscientização destes profissionais sobre o uso incorreto desses equipamentos. "Eles são utilizados na prevenção contra agentes infecciosos, mas, se não usados adequadamente, oferecem risco tanto aos pacientes como para as outras pessoas", pontuou.

"É constante a utilização do jaleco fora do ambiente hospitalar. Basta dar uma caminhada próximo a estes estabelecimentos e até mesmo no centro da cidade para depararmos com pessoas utilizando esta vestimenta em locais impróprios, principalmente em locais onde se fazem refeições", falou.

O vereador ainda citou estudos que demonstram que as mangas e bolsos são as áreas mais contaminadas. "Pesquisadores acrescentam que os microrganismos podem sobreviver ente 10 e 98 dias em tecidos encontrados em hospitais, como algodão e poliéster", ressaltou.

"É muito difícil mudar uma cultura, pois a impressão que se passa é que não são apenas os alunos da área da saúde, mas sim um todo, bem como os profissionais atuantes, sendo que os mesmos deveriam servir de exemplo", disse. "Além disso, por ser uma lei estadual, necessita de uma fiscalização mais assídua sobre esses estabelecimentos de saúde, pois, por diversas vezes, recebi queixas a respeito do uso inadequado desta vestimenta", concluiu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.