Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Descendentes portugueses têm acesso a serviços do Consulado

Da Redação

Em 22/10/2014 às 18:13

De Andradina, Angélica Rei também é descendente de portugueses e achou mais cômodo viajar cerca de uma hora até Prudente para ser atendida no Consulado Móvel

(Foto: Cedida/AI)

O trabalho itinerante da Permanência Consular de Portugal ocorreu durante toda essa quarta-feira (22), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp). Os descendentes de portugueses que residem em Presidente Prudente e região tiveram a oportunidade de receber atendimento do Consulado Português.

Além da emissão da cidadania, diversos serviços foram disponibilizados como cartão do cidadão (uma espécie de RG português), emissão e revisão de passaporte, recenseamento eleitoral, registro civil, entre outros.

De Andradina, Angélica Rei também é descendente de portugueses e achou mais cômodo viajar cerca de uma hora até Prudente para ser atendida no Consulado Móvel. “Já havia feito todo encaminhamento pelo site e para dar seguimento ao processo de retirada da cidadania portuguesa precisaria ir até a Capital. Com o atendimento aqui em Prudente, o deslocamento ficou muito mais viável”, acrescenta.

Na ocasião, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, esteve na cidade visitando a Santa Casa de Misericórdia e participou de uma reunião com empresários locais.

Estímulo a negócios

Em coletiva de imprensa, o cônsul-geral declarou que acredita ser este “um importante momento para ampliar as relações de negócios entre os dois países”. “Temos que aproveitar essa proximidade que temos pela língua, cultura e contexto histórico de familiaridade. Desenvolver um intercâmbio empresarial é dar oportunidade para que empresários da região se instalem em terras portuguesas e vice-versa. Queremos estreitar uma relação comercial que seja positiva para os dois lados”, enfatiza.

No período da tarde, Lourenço se reuniu com representantes de diversos segmentos de Prudente, onde ouviu os anseios do empresariado. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Acipp e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. O propósito é estabelecer uma cooperação institucional, com vistas a criar um gabinete de apoio para atendimento da comunidade portuguesa na região.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.