Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Júlio Omar é condenado por compra de votos em 2012

Prefeito de Bernardes prometeu emprego para eleitor, diz TRE

Da Redação

Em 29/10/2014 às 18:46

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) condenou o prefeito de Presidente Bernardes, Julio Omar Rodrigues (PMDB), por compra de voto. Ele recebeu a pena mínima prevista de um ano de prisão, mais o pagamento de cinco dias-multa. A pena de prisão é substituível pelo pagamento de 10 dias-multa. O julgamento foi na tarde desta quarta-feira (29). Da decisão, cabe recurso.

Analisando a ação penal contra Rodrigues, a Corte entendeu, por unanimidade, que o depoimento de uma das testemunhas comprovou a suspeita de compra de votos.  Segundo o julgamento, um eleitor recebeu proposta de emprego e, logo depois, teve a promessa cumprida, o que caracteriza corrupção eleitoral.

O artigo 299 do Código Eleitoral determina que é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena é de reclusão de até 4 anos e pagamento de multa.

Julio Omar Rodrigues foi eleito prefeito com 4.276 votos, o que representa 51,28% dos votos válidos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.