Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em PP, pesquisa busca por voluntários para exame do sono

Da Redação

Em 03/11/2014 às 12:12

Pesquisa terá exames gratuitos para pacientes obesos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

(Foto: Gabriela Oliveira /AI)

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) será a terceira principal causa de mortes em 2020. Essa constatação é um dos motivos que levaram ao desenvolvimento de um projeto inédito que pretende avaliar se pessoas obesas, diagnosticadas com a doença, possuem alterações no sono. As mudanças associadas ao sono podem piorar ainda mais a qualidade de vida e a capacidade de realizar as atividades diárias como tomar banho e caminhar.

Para a aplicação do projeto, a Unoeste conquistou pela primeira vez o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Agora, a Clínica de Fisioterapia busca por voluntários em Presidente Prudente.

A professora Francis Lopes Pacagnelli diz que o objetivo é verificar a prevalência da apneia do sono em indivíduos portadores da DPOC com obesidade e, por isso, será responsável pela condução dos testes práticos. "Por meio de voluntários portadores dessa doença, faremos gratuitamente exames de polissonografia e espirometria. Além disso, a aluna Maiara estará incumbida de fazer as avaliações funcionais e de qualidade de vida".

Em relação ao desenvolvimento interinstitucional da iniciativa, ele salienta que essa postura é fundamental para o fortalecimento e avanço da pesquisa. "Espero ampliar a minha experiência na área científica e contribuir com o bem-estar da população", fala.

Voluntários

"Os exames envolvidos nessa iniciativa serão feitos gratuitamente. Vale destacar que um deles, denominado polissonografia é oferecido pelo Sistema Único de Saúde ([SUS] somente na cidade de São Paulo. As pessoas obesas com DPOC, que apresentam alterações no sono e querem saber se possuem a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono [SAOS], podem procurar o serviço na Unoeste".

Interessados podem entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia pelo telefone (18) 3229-1086.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.