Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Instalação de quadrinhos e minicurso marcam Dia da Consciência Negra

Da Redação

Em 18/11/2014 às 16:54

(Foto: )

O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado na quinta-feira (20). Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas traz para o público a instalação “Cumbe, Histórias de Resistência”, do quadrinista Marcelo DSalete. O trabalho, em forma de história em quadrinhos, é permeado por referências a grandes cidades, conflitos, discriminação e abordagens sobre história e cultura negra.

A instalação apresenta o mais novo trabalho do artista, no qual trata da resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial do século XVII. Segundo o escritor Allan da Rosa, "a palavra Cumbe é sinônimo de quilombo em alguns países americanos. Nas línguas congo/angola, tem também os sentidos de sol, luz, fogo e força trançada ao poder dos reis e à forma de elaborar e compreender a vida e a história”.

“Cumbe, Histórias de Resistência” permanecerá na área externa do Sesc Thermas até até 14 de dezembro.

Minicurso

Além da instalação, o próprio Marcelo DSalete ministra o minicurso “Introdução à Criação de Histórias em Quadrinhos”, no sábado (22), às 13h, no quiosque. A atividade é destinada a pessoas acima de 14 anos e as inscrições podem ser feitas na central de atendimento. As vagas são limitadas.

A intenção desse minicurso é apresentar e dialogar com os participantes a respeito da estrutura dessa linguagem, seus artistas e como é possível tratar de identidade e diferença nessas obras. Além disso, a atividade será um momento para experimentar e criar narrativas em quadrinhos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.