Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Manoel Goulart será "destaque" em Plano de Mobilidade

Urbanista cita retirada de estacionamento e criação de faixas de ônibus em PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 17/12/2014 às 19:50

Encontro foi marcado pela ausência de várias entidades e conselhos da cidade

(Foto: Secom)

Com 3h30 de duração e pouca discussão, foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana durante audiência pública na Câmara Municipal de Presidente Prudente. O encontro, na tarde desta quarta-feira (17), foi marcado pela ausência de várias entidades e conselhos da cidade.

Responsável pelo projeto, o arquiteto e urbanista Edson Marchioro tomou boa parte da audiência explanando sobre o estudo, que ainda terá sua segunda etapa debatida nessa quinta-feira (18), em nova audiência na Casa de Leis.

No Plano de Mobilidade Urbana, que deve ser disponibilizado no site da Prefeitura, Marchioro cita a necessidade de retirar estacionamentos da área central, como um "futuro atrelado ao transporte coletivo". O urbanista ainda falou sobre a implantação de calçadas com acessibilidade e de uma rede de ciclovias.

“Estamos recebendo o Plano de Mobilidade para Prudente. A partir dos estudos e as soluções apresentadas, o Poder Público fará as análises de cada setor. Alguns deles talvez, já tenhamos feito as mudanças, uma vez que esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo do ano. Já em outros apontamentos, teremos que analisar conforme a realidade da cidade”, pontua o secretário de Assuntos Viários (Semav), Oswaldo Bosquet.

No plano, a Avenida Manoel Goulart ganha maior destaque, segundo Marchioro. Nela, há a necessidade de faixas exclusivas para ônibus, priorizando o transporte coletivo. "A gente tem que ir com bastante cautela, em etapas. Tudo o que for modificado vai criar resistência. Mas, precisa de coragem para fazer", diz.

Marchioro ainda cita a retirada ou readequação de canaletas para escoamento de água nas vias da cidade. "Tem que começar a regularizar isso. Em alguns casos, elas estão irregulares", revela.

O Plano de Mobilidade prevê a construção de terminais de ônibus no Jardim Regina e Bairro São João, além da interligação deles com os já existentes: Terminal Urbano e o Terminal do Parque Alvorada. Ele ainda contarão com integração ao Aeroporto Adhemar de Barros e linha férrea.

A "aglomeração" de semáforos também foi lembrada pelo urbanista. "Tem que retirar semáforos de rotatórias. Semáforo não é remédio para tudo. A rotatória já é um dispositivo útil, porém, que não é comportada em muitos lugares".

"Não há como o Poder Público aplicar todas as soluções apresentadas. O principal é que o município está cumprindo o que estabelece a Lei 12.587, que determina que até abril de 2015 o Plano de Mobilidade esteja pronto. Prudente está apresentando o mesmo à população com todo desenvolvimento e soluções para que possamos aplicar na prática”, argumenta Bosquet.

Ausentes cobrados

Durante o debate, o promotor de Justiça André Luis Felício Tuffy cobrou a presença de entidades e associações na discussão do Plano de Mobilidade Urbana. "Não consigo entender a ausência de várias entidades e conselhos nesta audiência. Entidades que têm interesse no assunto. A Associação Comercial deveria estar aqui", indaga.

Nova audiência

Nessa quinta-feira, será debatida a reestruturação do transporte coletivo, com a criação e extinção de linhas; modelo de trajeto; acessibilidade; construção e interligação de terminais, entre outros. O encontro tem início às 15h, sendo aberto à população.

Atualizada às 20h16 para correções
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.