Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Secretário quer concluir Plano Municipal de Cultura

Meta para 2015 da Secult também inclui modernização de biblioteca

Da Redação

Em 02/01/2015 às 12:29

(Foto: Cedida/Secom)

Ao projetar as ações para 2015, o secretário Municipal de Cultura (Secult), José Fabio de Sousa Nougueira, afirmou que uma de suas metas para o ano que se inicia é concluir o Plano Municipal de Cultura.

Os debates para a construção deste plano já tiveram início em 2014, quando por meio do Decreto Nº 24.899/2014, foram iniciados os procedimentos para constituir a Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Municipal de Cultura de Presidente Prudente.

Para isso, foram realizadas reuniões com cada área artística e cultural, mediantes apontamentos e resoluções feitas nas 1ª e 2ª Conferência Municipal de Cultura e nos Diagnósticos das Trajetórias Culturais, feitos através das Oficinas Pedagógicas de cada linguagem referida.

Estas Câmara Setoriais tiveram como objetivo discutir as diretrizes, estratégias direcionadas as políticas culturais com as diversas linguagens que irão compor o 1° Plano Municipal de Cultura, que atende ao Sistema Nacional de Cultura (SNS).

O plano está em fase de construção e recebe sugestões dos grupos de diferentes linguagens culturais, como cinema, artes, literatura, cultura popular, música, teatro, que são convidados para participar das câmaras.

Outras metas

O chefe da Pasta ainda acrescentou que pretende realizar um maior investimento em seus servidores públicos, a modernização da Biblioteca "Dr. Abelardo de Cerqueira César", entre outros.

De acordo com Nougueira, a ideia é fazer um "maior investimento na capacitação de profissionais da cultura, através de capacitações do SisEB [Sistema Estadual de Bibliotecas], parcerias com Ministério da Cultura e outros".

Além disso, uma prioridade é a "modernização da Biblioteca 'Dr. Abelardo de Cerqueira César', através do Convênio com a Secretaria de Estado da Cultura no valor de R$ 200 mil". "O projeto irá proporcionar a melhoria na ambiência buscando aproximar o livro e o leitor de forma atrativa e agradável em uma Biblioteca Pública moderna e confortável", ressalta.

Nougueira ainda analisa que é necessário "popularizar o acesso do público aos eventos artísticos culturais e investir na formação de novas plateias, bem como concluir o Plano Municipal de Cultura".

Por fim, o secretário de Cultura ainda acrescenta que um dos desafio para 2015 é inaugurar o Centro de Eventos do IBC, "um amplo e moderno espaço para abrigar grandes feiras de negócios, um importante espaço de eventos culturais, sociais e religiosos, muito frequentado por moradores de Presidente Prudente e região".

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.