Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Presidente Venceslau receberá etapa do Sesc Verão

Da Redação

Em 07/01/2015 às 10:02

A cidade de Presidente Venceslau receberá uma etapa do Projeto Sesc Verão 2015. Será no dia 26 de fevereiro, às 15h, no Complexo Poliesportivo Manoel Rainho, localizado na rua Brasil Para Cristo.

O anúncio foi feito pelo Sindicato Patronal do Comércio Varejista do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista (Sincomércio). Na ocasião, estará presente a mesa-tenista Emiko Takatatsu.

A intenção do Sesc Verão 2015 é difundir a importância de uma vida ativa, por meio da oferta de atividades esportivas: instalações interativas, torneios e campeonatos, aulas abertas, clínicas, bate papos com atletas e intervenções.

Desde 2012, o Sesc Verão vem dando destaque ao tema Esporte para Todos, ou Esporte de Participação, que significa toda prática lúdica e prazerosa do esporte.

Conforme divulgação da assessoria, "o Sesc Verão tem apontado questões como a motivação e importância da identificação com a prática para uma mudança permanente de comportamento, a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, e a importância de se colocar 'na agenda' o tempo para a prática da atividade física e esporte, tornando-o um compromisso consigo mesmo".

Emiko Takatatsu

Durante mais de vinte anos (fim da década de 50 ao fim da de 70), Emiko conquistou o Campeonato Paulista adulto 14 vezes. O primeiro em 1958 e o último em 1976. Durante o período foi tricampeã Sul-Americana, somando um total de 15 títulos em todas as categorias, e participou de três Campeonatos Mundiais, em Praga, Sarajevo e Calcutá.

Emiko foi a primeira jogadora nikkei a se destacar no Tênis de Mesa e começou a jogar em um local de encontro que os japoneses chamam de kaikan, na colônia de Vargem Grande Paulista, onde morava e havia uma mesa para praticar em casa, coisa rara para as famílias no Brasil da década de 1950.

Além disso, recebeu uma forte influência porque seu pai tinha várias revistas japonesas sobre a modalidade, sendo que na época o Japão era uma das potências emergentes no esporte. Outro fator foi a sua participação nos Campeonatos Intercoloniais.

Emiko participou pela primeira vez dessa competição quando tinha apenas 12 anos, em 1956. Um ano depois fez sua estreia em um campeonato paulista e foi então “descoberta” pelo então Diretor de Tênis de Mesa da Sociedade Esportiva Palmeiras, que a levou para a capital.

No Palmeiras daquela época treinavam os melhores jogadores do país como Ubiraci da Costa (Biriba), e Alberto Kurdoglian (Betinho), mas cada um tinha que se virar, pois não havia técnicos. Mesmo assim, Emiko conquistou seis títulos brasileiros, em uma época em que a participação não era tão frequente.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.