Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara instala comissão para debater reforma política

Agência Brasil

Em 10/02/2015 às 19:26

A comissão especial da Câmara destinada a debater e votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que trata da reforma política, foi instalada na tarde desta terça-feira (11) e deverá começar os seus trabalhos logo após o carnaval.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da comissão e para a relatoria foi escolhido o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). A 1ª vice-presidência ficou com o petista Rubens Otoni (GO) e a segunda com o tucano Marcus Pestana (MG). A 3ª vice deverá ficar com um representante do PSB.

A PEC 352 foi elaborada por um grupo de trabalho da Câmara, que foi criado para debater a reforma política. Ela prevê, entre outros pontos, o voto facultativo com o fim do voto obrigatório, o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, alterações nas regras das coligações partidárias nas eleições proporcionais e coincidência das eleições para todos os cargos.

Um dos pontos considerados mais polêmicos da matéria é o financiamento de campanhas. A PEC prevê um sistema misto – público e privado – para o financiamento. Em outras tentativas de votação de pontos da reforma política, a questão do financiamento foi o que mais dividiu os parlamentares. Poderão ser anexadas à PEC para serem debatidas na comissão outras propostas sobre reforma política que tramitam na Casa.

A comissão especial terá até 40 sessões da Câmara para debater e votar uma proposta de reforma política para ser levada à votação no plenário da Câmara e depois no Senado. A comissão é composta de 34 deputados titulares e igual número de suplentes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.