Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ex-Opec, Tarabai tem números de Messi em Campeonato Maltês

Da Redação/ESPN Brasil

Em 21/02/2015 às 15:14

Tarabai foi revelado pelo extinto Prudentino, em 2003, e artilheiro pelo também extinto Oeste Paulista Esporte Clube (Opec), em 2007

(Foto: Arquivo Pessoal)

No desconhecido Hibernians, de Malta, joga o atacante Edison Luiz dos Santos, mais conhecido como Tarabai, nome da cidade onde passou a infância. O baixinho de 1,69m tem incríveis 23 gols em 22 partidas na temporada, uma média de 1,04 tento por jogo.

Tarabai foi revelado pelo extinto Prudentino, em 2003, e artilheiro pelo também extinto Oeste Paulista Esporte Clube (Opec), em 2007, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na ocasião, o Opec conquistou o título após 43 anos sem a torcida prudentina comemorar tal feito.

Como comparação, Neymar tem 24 gols em 29 duelos, média de 0,82. Os números de Tarabai são do nível de Messi (1,12 gol/jogo) e Cristiano Ronaldo (1,08 gol/jogo). Além disso, o centroavante bateu outro recorde recentemente no Campeonato Maltês: tornou-se o primeiro atleta estrangeiro da história a fazer gol em uma mesma temporada nos 12 times da Premier League local.

O sucesso é tanto que a mídia da pequena ilha de 400 mil habitantes o apelidou de "novo Romário", tanto pela estatura quanto pela facilidade em colocar a bola na rede. Tarabai, inclusive, agradece aos elogios e concorda com a comparação.

"Eu vejo meu futebol exatamente como o do Romário, porque ele sempre foi baixinho, mas fazia gols de tudo o que é jeito só se posicionando bem. Guardadas as devidas proporções, eu me espelho nele, porque meu futebol é parecido. Eu também subo bem de cabeça na área, assim como ele fazia. Isso me ajuda a ser um 'Baixinho cover'", brincou, em entrevista à Rádio ESPN.

Com seus muitos gols, Tarabai transformou o Hibernians em uma máquina no futebol local. Na atual liga nacional, a equipe está invicta e conquistou 19 vitórias em 22 partidas, liderando o campeonato com 16 pontos de vantagem sobre o atual campeão Valletta. Faltam 11 rodadas para o fim da Premier League, mas dificilmente o título escapará dos "Hibs", que também fazem uma média de 3 gols por jogo: são 68 até agora.

O melhor jogo de Tarabai até agora foi na goleada por 5 a 0 sobre o Mosta, quando ele conseguiu um feito inédito na carreira: quatro gols na mesma partida. Ainda longe do fim do campeonato, ele já igualou sua melhor marca de artilharia, que havia sido de 23 gols em 30 jogos na temporada 2011/12, também pelo Hibernians.

"Este ano está sendo especial. Chegar a números como esses só mostra meu trabalho, pois sempre fui um cara esforçado, que batalhou para conquistar os sonhos. Tudo isso só me dá motivação para buscar cada vez mais", comemorou o camisa 21.

O apreço por Tarabai em Malta é tanto que a imprensa local está até pressionando a Federação Maltesa para naturalizar o brasileiro e colocá-lo para jogar na seleção. Ideia que o artilheiro não descarta, já que se sente bem à vontade por lá.

"Na televisão aqui, todo mundo fala que seria bom o Tarabai jogar pela seleção de Malta, mas sabe como é... Tem muitos jogadores ciumentos! A maioria deles acha que eu iria tirar o espaço deles. Confesso que se pintar essa oportunidade, não iria descartar. Conversaria com a minha família e, se eles aceitarem, por que não?", questinou o atacante, que precisaria ficar apenas mais um ano no país e casar com sua namorada, que é maltesa, para obter a dupla nacionalidade.

Malta é a atual 149ª colocada do ranking da Fifa, entre Síria e Madagascar. (Com Redação e ESPN Brasil)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.