Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dia Mundial do Rim é marcado com exames e orientações em PP

Da Redação

Em 12/03/2015 às 19:08

Na quadra do CEU, cerca de 60 alunos voluntários realizaram aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros

(Foto: Cedida/AI)

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (12), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Professor Samoel Brondi, na zona leste de Presidente Prudente, recebeu ações de saúde e prevenção, oferecidos gratuitamente à população através de voluntários e parceiros.

O evento promovido pela Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) também marcou a abertura da Campanha "Rins Saudáveis", da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

"Escolhemos o Jardim Itatiaia, que tem uma população grande para o atendimento às pessoas. A ideia é fazer visita itinerante em outros bairros da cidade, com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de cuidar da saúde, já que o rim é o órgão mais importante do corpo humano”, pontua Walmy Geraldo de Almeida, presidente da Carim.

Na quadra do CEU, cerca de 60 alunos voluntários realizaram aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol e dosagem de creatinina, que detecta possíveis problemas nos rins. "A ideia foi realizar a triagem de possíveis pacientes acometidos de doenças renais, promover o diagnóstico precoce e, consequentemente, indicar o tratamento adequado para cada caso", explica Rosilene Martins Viel, coordenadora dos trabalhos realizados por acadêmicos da Unoeste.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 10% dos brasileiros adultos têm doença renal em diferentes estágios de evolução. Na maioria dos casos, a doença está relacionada à hipertensão ou diabetes.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.