Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo promete resgatar histórias da cultura Guarani

Da Redação

Em 16/04/2015 às 09:23

Serão narradas histórias do povo Guarani, narrativas acompanhadas de sonoplastia que explicam o surgimento de fenômenos da natureza

(Foto: Arquivo)

O povo Guarani é um dos primeiros agrupamentos indígenas do Brasil e, para ressaltar a importância deles na história nacional, o Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta nessa sexta (17), às 16h, a narrativa "Xeramõi – palavras da tribo Guarani", que convida o público a um resgate cultural. A atividade ocorre na área de convivência e é gratuita.

Nesta roda, serão narradas histórias do povo Guarani, narrativas acompanhadas de sonoplastia que explicam o surgimento de fenômenos da natureza – o dia, a noite, a chuva e o trovão – e também contam as tradições, os valores e o comportamento desse povo.

Na cultura Guarani, o Xeramõi é o avô, o ancestral. Ele é o contador de histórias, aquele que transmite os conhecimentos, os segredos, a força, toda a vida da tribo ao seu povo. O espectador será convidado a entrar num mundo de sons, palavras, brincadeiras, sonhos, crenças e costumes indígenas.

Segundo o técnico da programação do Sesc Thermas André Locateli, a atividade busca fortalecer as memórias e costumes dos Guaranis na memória das pessoas. “É uma cultura muito rica, repleta de costumes, crenças e tradições que marcaram a história do Brasil. A ideia da narrativa é que as pessoas passem a entender melhor e revivam a história dos Guaranis”, diz.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.