Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Parada para desembarque de alunos pode ser limitada em PP

Projeto cria vagas exclusivas de estacionamento em frente de creches e escolas

ROGÉRIO MATIVE

Em 04/05/2015 às 08:38

Filas duplas e longas faixas amarelas em frente de escolas e creches de Presidente Prudente podem estar com os dias contados. Projeto de lei do vereador Demerson da Saúde (PSB) pretende criar vagas exclusivas de estacionamento em frente dos estabelecimentos da cidade.

Protocolada em abril, a proposta deve ser debatida pelos parlamentares na noite desta segunda-feira (4) durante sessão ordinária. A medida visa criar vagas para veículos de transporte escolar em frente de creches e escolas públicas ou particulares para embarque e desembarque de alunos.

"A falta de vagas reservadas para os veículos do transporte escolar em frente às escolas causa sérios problemas para o trânsito. Em especial, destacamos o estacionamento em fila dupla, além de colocar em risco a integridade física dos alunos que utilizam o transporte escolar no município", justifica o vereador.

De acordo com o projeto, o município fica obrigado a reservar vagas de estacionamento, que serão demarcadas. Estabelecimento com até 300 alunos terá direito a apenas uma vaga; acima de 300 estudantes, duas vagas.

Apenas poderão utilizar o espaço veículo de transporte escolar devidamente sinalizado e legalizado durante o tempo necessário para o embarque e desembarque. "Esse projeto tem como objetivo regulamentar a reserva de vagas para os veículos de transporte escolar, com o intuito de criar e melhorar as condições de trânsito nas proximidades das escolas, bem como garantir a segurança dos usuários do transporte", reforça.

Em nenhum momento, o projeto cita a utilização do espaço por pais ou responsáveis pelos estudantes. Atualmente, a prática é comum na cidade.

Em dias de eventos que necessitarão de maior tempo de uso da vaga a escola deverá comunicar antecipadamente a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav). "Com a aprovação deste projeto, os condutores de transporte escolar poderão trabalhar com mais tranquilidade e os alunos terão um embarque e desembarque mais seguros", finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.