Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Justiça confirma prisão de ex-presidente da CBF e dirigentes da Fifa

Agência Lusa e ESPN

Em 27/05/2015 às 08:10

Entre os detidos por corrupção, está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin

(Foto: Getty)

O Ministério da Justiça e a Polícia da Suíça confirmaram a detenção, nesta quarta-feira (27), de seis dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique. Entre os detidos, está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Eles são acusados de corrupção.

As autoridades suíças preveem a extradição para os Estados Unidos, onde os acusados são investigados por terem, supostamente, aceitado subornos desde o início dos anos 1990. A prisão ocorre a dois dias da eleição para a presidência da Fifa.

Segundo nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus são acusados de extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em um "esquema de 24 anos para enriquecer através da corrupção no futebol".

Sete deles foram presos na Suíça. Além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Um mandado de busca também será executado na sede da Concacaf, em Miami, nos EUA.

O brasileiro J.Hawilla, dono da Traffic, conhecida empresa de marketing esportivo, é um dos réus que se declararam culpados, assim como duas empresas de seu grupo, a Traffic Sports International Inc. and Traffic Sports USA Inc. Em dezembro de 2014, segundo a justiça dos EUA, ele concordou em devolver mais de 151 milhões de dólares, sendo que US$ 25 mi foram pagos na ocasião. As acusações são de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça.

Além de Hawilla, também se declararam culpados o norte-americano Charles Blazer, ex-secretário-geral da Concacaf e ex-representante dos EUA no Comitê Executivo da Fifa; Daryan e Daryll Warner, filhos do ex-presidente da Fifa, Jack Warner.

As polêmicas eleições para as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, que escolheram, respectivamente, Rússia e Catar, como sedes são centro das investigações. No segundo pleito, o mais controverso, os Estados Unidos buscavam o direito de receber o torneio.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.