Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto prevê plano de controle da hepatite em Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 12/06/2015 às 19:26

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C

(Foto: Ilustração)

Na próxima segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Presidente Prudente debaterá a criação do Plano Municipal de Prevenção e Controle das Hepatites Virais. De 2007 a 2013, foram registrados 162 casos na cidade, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A proposta do vereador José Geraldo de Souza (da Padaria, PT) tem como base o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde. "Em sua maioria, as hepatites virais são doenças silenciosas, que muitas vezes passam despercebidas. Em virtude disso e da proporção considerável de casos assintomáticos que permanecem desconhecidos do sistema de vigilância, presume-se que muitos casos não sejam registrados, gerando elevada subnotificação e consequentemente agravos e mortes", justifica.

"É certo que quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil é o tratamento. A inflamação do fígado pode ser causada por vírus ou por uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas", pontua.

A hepatite pode ser silenciosa e tem como sintomas futuros cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

Em 2007, a cidade prudentina teve apenas 10 casos notificados. O número saltou para 56 registros da doença em 2012. Segundo boletim epidemiológico, foram 162 casos de 2007 até 2013.

A proposta será analisada durante sessão ordinária, que tem início às 20h. Porém, antes, passa pelo crivo das Comissões Permanentes da Casa de Leis no período da tarde.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.