Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Festival Sesc Jazz & Blues apresenta músicos nacionais e estrangeiros em PP

Da Redação

Em 10/08/2015 às 12:19

Orquesta del Viento é o novo projeto do jovem e conceituado guitarrista e compositor chileno Raimundo Santander

(Foto: Divulgação)

Dois incríveis gêneros musicais unidos em um só evento: o Festival Sesc Jazz & Blues. Em sua quarta edição, o evento apresenta quatro shows nos dias 13, 14 e 15, que ocorrem no Sesc Thermas e no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

O blues e o jazz nasceram da cultura afro-americana e embalavam as duras jornadas de trabalho dos escravizados. Desde o seu início, até hoje, os ritmos mantiveram suas características e personalidade, como o improviso, símbolo concreto e que expressava o forte desejo de liberdade.

Com três edições realizadas, grandes nomes, nacionais e internacionais, deram vida ao Festival Sesc Jazz & Blues, como Edmundo Carneiro, The Manish Boys, Meschiya Lake, West Coast Harp Legends, Arthur Menezes, entre outros, e mostraram a peculiaridade do evento.

O técnico de programação do Sesc Thermas André Locatelli conta que o Festival evidencia não apenas os dois gêneros, mas também o encontro e a mistura deles, além das mais variadas influências absorvidas desde suas formações até a atualidade.

“O Sesc Jazz & Blues apresenta a atualidade dos dois gêneros em suas invenções e reinvenções, absorvendo as mais variadas influências da contemporaneidade. Hoje, o jazz é um gênero distinto do blues, mas só existe por causa do blues, por isso, é natural que se faça eventos onde os dois estão juntos. E o Festival se diferencia por trazer um panorama da produção contemporânea de jazz e de blues e promover essa reaproximação entre eles. Além de apresentá-los para públicos do interior do estado, longe dos grandes centros, como são Paulo e outras capitais”, diz.

O primeiro show fica por conta do grupo chileno Raimundo Santander e Orquestra del Viento, que se apresenta na quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

Caracterizada pelo diálogo entre o jazz latino-americano e improvisações pictóricas em forma de ilustrações executadas ao vivo, a Orquesta del Viento é o novo projeto do jovem e conceituado guitarrista e compositor chileno Raimundo Santander. Junto a importantes exponentes da cena musical do Chile, Raimundo deu forma a uma obra instrumental rica e original, que nasce de um profundo conhecimento da linguagem universal do jazz e da cadência rítmica e tímbrica da música do folclore andino e sul-americano.

Na sexta-feira (14), a partir das 20h, no Sesc, Nivaldo Ornelas apresenta o melhor do cool jazz com seus instrumentos de “sopro”. Essa vertente teve Miles Davis como um dos principais pioneiros, no final dos anos 1940, com o álbum “The Birth of Cool”.

O cool sempre foi predominantemente instrumental e deu muito destaque para instrumentos, como o trompete e o saxofone. Nivaldo Ormelas, que nasceu na década de 50, é conhecido como um dos músicos brasileiros mais influenciados pelo Cool Jazz.

Para reverenciar este estilo e trazer à memória suas influências na música brasileira, o show “Nivaldo Ornelas Quarteto - Um Tributo ao Cool Jazz“ fará um repertório com canções dos principais a músicos que criaram esse estilo, além de temas autorais, que ele escreveu para o grupo “Som Imaginário” e do “Clube da Esquina” que evidenciaram o saxofone.

Sábado (23) o blues toma conta da área de convivência do Sesc Thermas em um show gratuito com Denilson “Big D” Martins, cantor brasileiro que já integrou várias formações musicais, como OrquestraJovem Tom Jobim, Funk como Le Gusta, Projeto Coisa Fina e Igor Prado Band. Também se apresentou em festivais internacionais, como o European Blues Cruise Festival (na Noruega), Marco Fiume Blues Passion (na Itália), além dos nacionais, como Mississippi Delta Blues Festival, Garanhuns Jazz & Blues e MIMO. No final do ano passado, o músico gravou seu primeiro disco, “Denilson BIG D Martins”, com participações de grandes artistas estrangeiros, como Sax Gordon e Junior Watson. O disco foi nomeado como o melhor álbum instrumental de 2014 nos EUA pelo site “Blues Junction”.

Para finalizar o Sesc Jazz & Blues com chave de ouro, ainda no sábado (23), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, o virtuoso guitarrista e cantor, Robben Ford,  cinco vezes indicado ao Grammy, apresenta seu novo álbum, “Into The Sun”, demonstrando sua habilidade e contemporaneidade como compositor e imprimindo as execuções primorosas que fizeram de Ford um dos favoritos de lendas como Miles Davis, Joni Mitchell e George Harrison.

Os ingressos estão disponíveis no site: sescsp.org.br/prudente.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.