Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

CPI da Telefonia quer suspensão da habilitação de novos chips

Da Redação

Em 21/08/2015 às 18:42

De acordo com o membro do órgão, deputado estadual Ed Thomas (PSB), o pedido é que o Ministério Público do Estado de São Paulo

(Foto: Cedida/AI)

Foi aprovado nesta semana o relatório parcial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações, envolvendo telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura no Estado de São Paulo.

De acordo com o membro do órgão, deputado estadual Ed Thomas (PSB), o pedido é que o Ministério Público do Estado de São Paulo "adote providências jurisdicionais necessárias para que se faça a imediata suspensão da habilitação de novos chips de celulares pré-pagos", fala.

O relatório parcial baseou-se nas oitivas dos delegados Fábio Nelson Fernandes, da 1ª Delegacia da Divisão Anti-Sequestro/DHPP; e Fábio Pinheiro Lopes e Ronaldo Augusto Marão Sayeg, da 5ª Delegacia de Roubo a Bancos da Divisão de Patrimônio do Deic. Eles relataram aos deputados da CPI a fragilidade do sistema de habilitação de linhas de telefone celular pré-pago, como detalharam as dificuldades enfrentadas pela polícia para identificar criminosos que se utilizam de telefones móveis.

"Segundo os delegados, basta cadastrar um CPF existente que a linha é habilitada no nome de qualquer pessoa, sem comprovação necessária, gerando uma série de cadastros falsos. Contaram que ladrões roubam o veículo um dia antes do crime, usam o documento do proprietário para habilitarem os celulares de todos os integrantes da quadrilha e, assim, praticam o delito", explica o parlamentar.

Segundo o deputado, o relatório parcial será encaminhado ao procurador-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa. 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.