Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HR realiza cadastramento de 50 pacientes com esclerose múltipla

Da Redação

Em 29/08/2015 às 11:17

Cerca de 50 pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla (EM) compareceram ao cadastramento

(Foto: Cedida/AI)

Cerca de 50 pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla (EM) compareceram ao cadastramento realizado no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” durante essa sexta-feira (28). A atividade foi em alusão ao dia nacional de conscientização sobre a doença, lembrado no próximo dia 30.

Mesmo o número sendo menor do que o esperado, a médica neurologista, coordenadora da campanha, Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia, avalia como positiva a ação, tendo em vista os efeitos causados pela mobilização social.

“Além de mapear os diagnósticos, nosso objetivo era chamar a atenção das autoridades locais e de toda sociedade para a realidade do tratamento da Esclerose Múltipla na região e concluímos a campanha com grandes expectativas e gestos concretos que sinalizam a possibilidade de Presidente Prudente poder um Centro de Referência”, pontuou.

Os sinais de busca ativa para referência a capital do Oeste Paulista no tratamento da EM foram pontuados pelo diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS – XI) Jorge Yochinobu Chihara, que esteve presente no evento.

De acordo com o Chihara, será protocolado junto a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um pedido oficial para o referenciamento. “Quando se busca ser Centro de Referencia um dos obstáculos é o recurso humano para a realização das atividades. E tendo interesse dos profissionais, tendo estrutura hospitalar como temos no Hospital Regional e tendo demanda de pacientes, acredito que a viabilidade para que isso aconteça será mais concreta. Vamos buscar junto a Secretaria de Saúde quais são as exigências necessárias para que os pacientes da nossa região possam ser atendimento aqui tendo mais qualidade de vida”, disse.

“Esse é um momento muito importante para nossa região e nos colocamos à disposição do Departamento Regional de Saúde, dos médicos e pacientes para que possamos assegurar o atendimento aos pacientes”, pontuou Frei Jacó ao apoiar a instalação do centro na unidade.

Cadastros

Sobre o número de cadastro, a médica neurologista, Maria Tereza revela que já era esperado que o número fosse limitado devido tratamento da doença. “Sabemos que cerca de 80 pacientes já são cadastrados na Farmácia de Medicamentos Especializados. Dos que participaram da ação, muitos ainda compram o medicamento e fazem o tratamento em centro com Botucatu e Ribeirão Preto. Nosso trabalho agora será de orientá-los, continuar a busca por mais pacientes e se colocar à disposição no que for necessário para a viabilidade do referenciamento no Hospital Regional”, concluiu.

Serviço

Os pacientes que não puderam comparecer ao cadastramento podem fazer contato pelo e-mail [email protected].
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.