Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente sedia congresso internacional de literatura a partir de 4ª

Da Redação

Em 31/08/2015 às 09:26

Para marcar os 20 anos de pesquisas e atividades de extensão do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva" (Cellij), será realizado o 4º Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil em Presidente Prudente. O evento promovido pela Unesp e Sesc Thermas será realizado entre os dias 2 a 4 de setembro, em vários espaços da cidade. As inscrições já estão esgotadas.

Em sua quarta edição, o congresso discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores de todos os estados do Brasil, de Portugal e Espanha, o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis, e a importância da literatura infantil e juvenil como material de leitura.

Para tanto, serão propostas palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos, contações de histórias e atividades culturais gratuitas e abertas à comunidade. “As crianças têm livros, o que falta são docentes. O congresso existe para ajudar a colocar a literatura nas salas de aula”, comenta a coordenadora do Cellij, Renata Junqueira.
 
Programação

Ronald Jobe, professor aposentado da Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá, é o conferencista da sessão de abertura que compõe a programação do primeiro dia do congresso que ocorrerá no Teatro “Paulo Roberto Lisboa”, do Centro Cultural Matarazzo, às 9h30.

Jobe, que abordará o tema “Celebrando a literatura infantil: portas abertas para a imaginação”, desempenhou papel fundamental na elaboração de cursos sobre literatura para crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e há 23 anos vem se dedicando a uma instituição sem fins lucrativos que divulga autores de literatura infantil e ilustradores canadenses e estrangeiros, a Vancouver Children’s Literature Roundtable.

 Na programação do dia 2 de setembro ainda estão confirmadas as mesas redondas “Crianças e jovens leitores literários”, com as professoras Cyntia Graziela Simões Girotto (Unesp-Marília) e Fabiana Verardi Burlamaque (Universidade de Passo Fundo/RS), às 13h30; e “Diálogos Literários: entre o verbal e o não verbal”, com a participação do escritor e ilustrador Ricardo Azevedo e com o editor Luis Camargo.

Encerrando o primeiro dia de atividades, será realizada a atividade cultural aberta ao público “Cellij em Festa”, às 19h30, no Sesc Thermas. A atividade terá a apresentação da contadora de histórias e professora da Universidade Federal de Santa Catarina Gilka Girardello, com o espetáculo “Histórias de contar história”, e a contadora de história e atriz Valéria Santos, apresentando as “Memórias do Cellij”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.