Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Perda de grau de investimento é culpa de política errante, diz SindusCon-SP

Da Redação

Em 12/09/2015 às 08:16

A perda de grau de investimento do Brasil terá impacto muito grande na construção civil, avalia o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

"É um cenário terrível para um setor como o nosso que representa 50% do investimento do PIB nacional e precisa intensamente de crédito para produzir", diz o presidente do sindicato, José Romeu Ferraz Neto.

Para o SindusCon-SP, a notícia é consequência direta dos erros na política econômica do país e aos desmandos do Congresso com pautas-bomba que oneram ainda mais o orçamento público. "A população e o setor produtivo vão pagar pela política econômica errante e total ausência de uma condução clara no âmbito fiscal", acrescenta Romeu Ferraz.

Em agosto, o sindicato revisou sua projeção do PIB da construção em 2015, que já apontava para uma retração de 5,5%, para queda de 7%. Em julho, o nível de emprego no setor registrou a 17ª queda consecutiva, desconsiderando fatores sazonais. Neste período, foram cortadas 486,6 mil vagas.

Impacto

O impacto da perda de grau de investimento já estava precificado pelo mercado, porém poderá ser maior em 2016 e 2017. "Construção não reage no curto prazo", alerta o presidente do SindusCon-SP.

Além do fator psicológico, que aumenta o clima de insegurança, o setor certamente será afetado por uma menor entrada de capital. "Recessão pode ser mais dura e prolongada e a recuperação será mais lenta", prevê.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.