Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe sete documentários

Da Redação

Em 21/09/2015 às 11:57

Malditas Barragens explora a mudança na atitude dos cidadãos dos EUA a partir do orgulho em grandes barragens

(Foto: Divulgação)

Nesta semana, de segunda-feira (21) a sexta-feira (25), o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza a 4ª edição da mostra itinerante Ecofalante de Cinema Ambiental. O ciclo cinematográfico apresenta sete documentários, nacionais e estrangeiros, que abordam a relação do ser humano com o ambiente. A iniciativa conta com a parceria da Unesp local, que sedia algumas sessões e convida professores da instituição para mediar os encontros.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental reúne diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de diversos lugares do planeta, como o consumo, cidades e favelas, recursos naturais, energia, entre outros assuntos. Os documentários pretendem estimular a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade.

Confira os detalhes de cada exibição:

A Tragédia do Lixo Eletrônico

(França / Espanha / Reino Unido, 2014, 86 min. Documentário. Direção: Casima Dannoritzer). Mediação da profª drª Encarnita Salas Martin, da Unesp de Presidente Prudente.

Todo ano, mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico – computadores, televisões, celulares, eletrodomésticos – são descartados no mundo desenvolvido. Setenta e cinco por cento desse lixo desaparece do circuito legal de reciclagem, com grande parte sendo jogada fora ilegalmente no Terceiro Mundo, onde destrói paisagens e prejudica vidas. O filme nos leva a uma viagem investigativa pela Europa, China, África e EUA, e revela um comércio global tóxico alimentado pela ganância e corrupção.

Dia 21, às 19h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: 12 anos.

O Experimento Humano

(EUA, 2013, 90 min. Documentário. Direção: Dana Nachman e Don Hardy). Mediação da profª drª Encarnita Salas Martin, da Unesp de Presidente Prudente.

O filme conta histórias pessoais de pessoas que acreditam que suas vidas foram afetadas por produtos químicos, e leva os espectadores para as linhas de frente como ativistas fazem, cabeça a cabeça, com a poderosa e bem financiada indústria química. Esses ativistas trazem à luz um sistema corrupto que tem sido escondido dos consumidores... até agora. O filme revela a realidade chocante de que milhares de produtos químicos não testados estão em nossos produtos de uso diário, em nossas casas e dentro de nós. Simultaneamente, o predominância de várias doenças continua a aumentar.
Dia 22, às 14h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: livre.

Favela: As cidades do amanhã

(Canadá, 2013, 81 min. Documentário. Direção: Jean-Nicolas Orhon). Mediação do profº drº Everaldo Santos Melazzo, da Unesp de Presidente Prudente.

 Hoje, uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária. Através de uma perspectiva sociológica e filosófica, o filme observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo em seus habitantes. O filme nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marseille, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec.

Dia 22, às 19h30, no Bosque do Sesc Thermas. Grátis. Classificação: livre.

De Sul a Norte

(França, 2014, 109 min. Documentário. Direção: Antoine Boutet). Mediação do profº drº João Osvaldo Rodrigues Nunes, da Unesp de Presidente Prudente.

O filme é uma jornada ao longo das três rotas que traçam o caminho do mais importante projeto de transferência de água do mundo, que se estende entre o sul e o norte da China – e um questionamento sobre a inevitabilidade dessa transformação. Viajando pelo país, da costa leste desenvolvida às montanhas pouco habitadas do Tibete, é possível entender as consequências do projeto. Um filme sobre a transformação de um território que resultou de uma escolha política. Mas é essa a escolha adequada?

Dia 23, às 14h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: livre.  

 H2Omx

(México, 2013, 80 min. Documentário. Direção: José Cohen e Lorenzo Hagerman). Mediação do profº drº João Osvaldo Rodrigues Nunes, da Unesp de Presidente Prudente.

Pode uma megacidade mobilizar seus 22 milhões de cidadãos para tornar seu consumo de água sustentável? A Cidade do México foi construída no meio de um lago; para abastecê-la com água fresca é uma tamanha tarefa que se torna obrigatório trazê-la de outros estados. Além disso, quando o esgoto deixa a cidade, sua água acaba na agricultura. Este filme é um caso de estudo ambiental do Vale do México em sua luta para salvar a si mesmo enquanto sua população cresce

Dia 23, às 19h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: livre.               

Malditas Barragens

(EUA, 2014, 87 min. Documentário. Direção: Travis Rummel e Bem Knight). Mediação da profª drª Encarnita Salas Martin, da Unesp de Presidente Prudente.

O filme explora a mudança na atitude dos cidadãos dos EUA a partir do orgulho em grandes barragens como maravilhas da engenharia à crescente consciência de que o nosso futuro está ligado à vida e à saúde de nossos rios. Com a remoção de barragens, rios voltam à vida, dando a peixes selvagens o direito de regresso às zonas de desova primordiais. A maravilhosa fotografia do filme e suas descobertas inesperadas percorrem não só paisagens alteradas por barragens, mas também por uma metamorfose de valores, de conquista do mundo natural ao reconhecimento de nós mesmos como parte da natureza.  
Dia 24, às 19h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: livre.

Trashed – Para onde Vai o Nosso lixo?

(Reino Unido, 2012, 97 min. Documentário. Direção: Candida Brady). Mediação Mediação do profº drº João Osvaldo Rodrigues Nunes, da Unesp de Presidente Prudente.

Olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

Dia 25, às 14h, no Anfiteatro I da Unesp. Grátis. Classificação: 12 anos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.