Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Salão do Livro "inaugura" IBC Centro de Eventos nesta quinta

Da Redação

Em 15/10/2015 às 09:00

Na reforma, foram gastos R$ 3,5 milhões buscando preservar características do prédio considerado patrimônio cultural

(Foto: Secom)

Nesta quinta-feira (15), às 19h30, será inaugurado IBC Centro de Eventos, após ampla reforma do local. E o primeiro evento que o espaço recebe é o Salão do Livro, em sua sexta edição.

“Um sonho muito antigo da população. Uma obra que valoriza imensamente toda uma região, os imóveis, além de levar lazer e cultura de qualidade. Esta obra coloca Prudente num roteiro de grandes eventos e feiras. Este ano temos quatro grandes eventos e para 2016 já são nove. A notícia boa é que ano que vem terá a volta da FICA [Feira Industrial, Comercial e Agrícola], em abril, que já foi muito famosa”, adianta o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), José Fábio de Sousa Nougueira.


A estrutura para o Salão do Livro já está montada. No local, serão representadas cerca de 400 editoras e haverá a comercialização de aproximadamente 70 mil títulos. Além disso, haverá "Contação de Histórias", "Bate Papo com Autor", lançamentos de livros, apresentações musicais entre outras atividades.

“Este ano o Salão do Livro retorna à sua casa, pois ele nasceu no IBC. Ano passado [quando foi realizado na Rua Floriano Peixoto, ao lado do Centro Cultural Matarazzo] tivemos 109 mil visitantes. Para este ano, devido até mesmo à curiosidade sobre o IBC, esperamos 120 mil. Estamos numa fase difícil economicamente e foi muito difícil realizar o Salão este ano, trazer editoras e até a própria vinda de escritores, mas conseguimos. Será uma grande programação durante 11 dias”, ressalta.

Na reforma, foram gastos R$ 3,5 milhões. "Na parte interna houve apenas troca de fiação e recuperação de algumas madeiras, pelo fato de o prédio ser tombado, ou seja, tem reconhecimento como bem histórico. Fizemos uma grande varanda, dizemos, popularmente, que envelopamos o prédio com cerâmica, reduzindo a temperatura interna, uma pintura em 100% onde tem material metálico com uma tinta branca que também tem atuação para diminuir a temperatura na parte interna, estacionamento”, explica o secretário.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.