Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após espera, GRAU começa a operar na região de PP em novembro

Grupo especializado em catástrofes e acidentes é aguardado desde 2013

ROGÉRIO MATIVE

Em 22/10/2015 às 15:04

Informação foi revelada durante reunião entre o chefe de Gabinete, Feiz Abbud, e diretora de Logística e Enfermagem do GRAU/SP, Gisele Rossi

(Foto: Secom)

Após anos de espera, a região de Presidente Prudente contará, enfim, com a atuação do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU). O serviço pré-hospitalar especializado em catástrofes e acidentes começa a operar a partir do dia 16 de novembro.

A informação foi revelada, nesta quinta-feira (22), durante reunião entre o chefe de Gabinete da Prefeitura de Prudente, Feiz Abbud, a diretora de Logística e Enfermagem do GRAU/SP, Gisele Rossi, além de integrantes do Corpo de Bombeiros de Prudente.

 A equipe, que terá como base a cidade prudentina, é formada por sete médicos e 10 enfermeiros. Eles estão em treinamento desde julho. “Estamos vindo para cá para trabalhar junto ao Corpo de Bombeiros, integrando um sistema de resgate composto também pelo Grupamento de Rádio e Patrulha Aérea da Polícia Militar. Atendemos ocorrências de suporte avançado de vida, ou seja, vítimas que precisam de um médico no local do acidente para fazer intervenções para salvar suas vidas, que correm risco eminente de morte”, fala Gisele.

O serviço existe na capital paulista há 26 anos, sendo referência internacional em resgate médico e atendimento a desastres. No Interior, o Grau já foi expandido para Campinas e São José dos Campos.  Ainda neste ano, outras duas cidades serão contempladas: Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

“Toda a equipe passa por diferentes e exaustivos treinamentos, como negociação em sequestros e balística, tudo isso para levar a vítima com menos lesões possíveis para o hospital. Nós não transportamos o paciente, chegamos ao local com Viatura de Intervenção Rápida, damos apoio para que seja transportado pelo Corpo de Bombeiros ou Helicóptero Águia”, finaliza.

Longa espera

Após vários pedidos e intervenções políticas, a contratação de profissionais e a compra de equipamentos e viaturas foram anunciadas em 2013.

Chamado de "tropa de elite" da Secretaria Estadual de Saúde, o Grau esteve presente em grandes tragédias como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga (2010) e Alagoas (2010). (Com Secretaria de Comunicação)
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.