Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Pelo buraco da fechadura", por Rubens Shirassu

Em 27/10/2015 às 15:27

Hoje, a tentação é de tanto atrativo visual, que a gente fica distraído, dispersivo e com preguiça de pensar

(Foto: Ilustração)

Digo sempre a uma amiga que esse negócio de redes sociais, da Internet, muito parece com o buraco da fechadura. Acho que foi a Clarice Lispector que disse que o proibido sempre atrai. Atraído pela curiosidade de saber o que acontece naquele espaço, de polegadas, da vitrine da rede social.

Ou mesmo de procurar a sensação única de abater uma caça; seja homem ou mulher. E você fica olhando quem tecla e entra na sala. Você enxerga códigos e desenhos e, não vê as pessoas. Essa ideia lembra algo de mascarados no salão, de confissão de solitários, alguma coisa de falta do que fazer ou de sono. Seria o acessório um novo modo de ver?

No espaço virtual da sala, você se torna um personagem ilhado com suas fantasias. Hoje, a tentação é de tanto atrativo visual, que a gente fica distraído, dispersivo e com preguiça de pensar. Pensar dói e incomoda... É o medo de cair no campo do vazio e do choque existencial.

Uma criança olha no buraco da fechadura a mulher que troca a roupa: descobre a diferença e a atração física. Sua câmera fotográfica tem as lentes limpas aos detalhes do mundo. Ela toca na madeira da porta onde liga a árvore, logo, lembra a fogueira de São João, a vida da natureza.

Havia um tempo para descobrir cada coisa... Essa tal chama dos navegadores pela aventura no mar da existência!

E se você experimentar não atentar o que vê na cidade exterior todos os dias? O hábito suja os olhos, aquele nosso campo visual de nossa rotina. Mas há o que sempre descobrir: ver, olhar, conversar: gente, aroma, lugares, bichos.

Nossa lente, muito opaca, desgastada pela mecanização, olha as coisas simples da vida com indiferença.

*Rubens Shirassu Júnior é escritor

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.