Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador sugere consórcio para solucionar problemas do Hospital São João

Da Redação

Em 27/10/2015 às 17:37

A utilização do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) para o pagamento das internações de pacientes visando solucionar os problemas financeiros apresentados pelo Hospital São João, em Presidente Prudente. A sugestão foi realizada pelo vereador Demerson da Saúde (PSB) através de requerimento de providências apreciado durante sessão da Câmara Municipal.

Fundado em 1955, o hospital psiquiátrico possui 236 leitos e atende 52 municípios da região. "O Hospital Psiquiátrico São João, entidade dotada de utilidade pública, vem cumprindo seu papel junto à sociedade de maneira eficiente e eficaz e garantido aos usuários de serviços de saúde mental, de álcool e drogas, a universalidade e totalidade de acesso e direito à assistência", diz.

Neste ano, a unidade registrou 528 internações. Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) correspondem a lotação de 180 leitos por mês. "O Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo está apto a atender casos mais críticos, mas não tem leitos suficientes para absorver todos os que necessitarem. E há capacidade operacional instalada no Hospital Psiquiátrico São João, que possui estrutura complexa, preparada para dar respostas em níveis de atenção terciária às pessoas com transtornos mentais, tratando suas manifestações psicopatológicas e sociais", pontua.

"O hospital vem enfrentando um estrangulamento financeiro onde os valores repassados pelo SUS são insuficientes para honrar os compromissos e obrigações, colocando-o em situação insustentável de continuidade de suas atividades", relata.

A justificativa para acionar o Ciop é o fato da organização ser formada por vários municípios da região que utilizam os serviços do hospital. "No período de janeiro a 19 de outubro, o Hospital Psiquiátrico São João realizou 528 internações por procedência, sendo que 23 municípios do Ciop foram responsáveis por 89,3% da demanda", finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.