Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com tráfego de 16 mil caminhões, Cart alerta sobre canavieiros

Da Redação

Em 28/10/2015 às 17:47

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Ourinhos e Presidente Epitácio, o trânsito de caminhões chega a uma média de 16.444 por dia

(Foto: Arquivo/JC)

Em época de safra de cana-de-açúcar, é comum o motorista encontrar pelas estradas do interior paulistas dezenas de caminhões bitrem, responsáveis pelo transporte de cana das plantações para as usinas de moagem. A cultura da cana está distribuída em praticamente todo o Estado, com destaque para as regiões de Bauru, Jaú, Araçatuba, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Campinas. A rodovia é o principal caminho desses veículos e, por esse motivo, o motorista deve reforçar a atenção nessa época.

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Ourinhos e Presidente Epitácio, o trânsito de caminhões chega a uma média de 16.444 por dia e os canavieiros não ficam de fora. Devido ao tamanho e peso, os bitrens, treminhões e rodotrens precisam de autorização especial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para trafegar. A autorização é restrita às estradas e a horários pré-determinados, levando em conta as características das rodovias por onde passam.

De maneira geral, esse tipo de caminhão pode transportar até 60 toneladas e atingir até 30 metros de comprimento. Além disso, a sua velocidade tende a ser mais reduzida por causa do peso, favorecendo a lentidão do veículo que vai atrás, principalmente em pista simples.

A aproximação e o desenvolvimento da ultrapassagem são os dois momentos que requerem mais cuidado do motorista. “Calcular o tempo de ultrapassagem e o local permitido para a manobra são fatores importantes para evitar acidentes. O motorista que trafega em alta velocidade, por exemplo, só percebe que o caminhão está lento quando chega muito próximo dele, aumentando o risco de colisão traseira”, ressalta o gerente de operações da Cart, Luís Carlos Guimarães.

A distância segura entre os caminhões e os demais veículos de trás e o respeito à velocidade regulamentada - máxima e mínima - também colaboram para reforçar a segurança e aumentar o tempo de resposta em caso de imprevistos. Na rodovia, placas de sinalização também ajudam o motorista a identificar as entradas e saída desses caminhões.

“De forma geral, as plantações de cana-de-açúcar ficam próximas às rodovias porque demandam um espaço de cultivo maior. Desta forma, a entrada e saída de caminhões bitrem - veículos com comprimento entre 17,5 metros e 30 metros - por exemplo, é constante às margens das estradas de todo o interior de São Paulo. Essas placas de orientação ajudam muito o motorista, capacitando-o para uma decisão segura ao volante em uma eventualidade na pista”, complementa.

Orientações

Sempre mantenha distância do veículo que vai à frente;

Ultrapasse somente em locais permitidos e sempre utilizando a pista da esquerda;

Calcule o tempo adequado de ultrapassagem, levando em conta o comprimento do caminhão, o relevo da rodovia e as características do seu veículo;

Faça a manutenção periódica dos itens de segurança do seu veículo incluindo, farol, setas, lanternas e limpadores de para-brisas;

Utilize o farol alto para melhor visualização da movimentação da estrada à sua frente e, antes de cruzar com outro veículo, utilize o farol baixo;

Respeite o limite de velocidade máxima e mínima para o trecho;

Faça um estudo prévio das condições de trânsito da rodovia entes de pegar a estrada;

Em caso de lentidão em pista simples, utilize o pisca-alerta para sinalizar “perigo” para o veículo que vem atrás.
 

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