Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Especial Cinema Negro exibe documentário na próxima terça

Da Redação

Em 07/11/2015 às 19:13

Pelo Malo será exibido no dia 24 através do Especial Cinema Negro

(Foto: Divulgação)

Durante as terças-feiras de novembro, a telona ao ar livre do "Cine Bosque" exibirá sessões de filmes em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O documentário de ficção científica “Branco Sai, Preto Fica” é a primeira produção da mostra Cinema Negro na próxima terça-feira (10), às 20h, no bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente. Logo após, haverá um bate-papo sobre as questões abordadas pelo filme com o coletivo prudetino Mãos Negras. A exibição é gratuita.

Em 20 de novembro de 1695 Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em uma emboscada dos bandeirantes. Quatrocentos anos depois, em homenagem a sua luta e a de todos os quilombolas, a data de seu falecimento foi declarada como o Dia da Consciência Negra.

O especial Cinema Negro tem como intuito a reflexão sobre as cicatrizes históricas da escravidão e a valorização da cultura afro-brasileira, sendo uma das mais importantes do país.

Vencedor do 47º Festival de Cinema de Brasília, "Branco Sai, Preto Fica" narra um baile de black music na periferia de Brasília, no qual dois homens se ferem e ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Além de retratar o dia a dia destes dois homens, um paraplégico e outro com uma perna amputada, o longa investe em uma história ficcional fantasiosa para preencher a narrativa documental.

O especial Cinema Negro ainda conta os filmes Preciosa, no dia 17, e Pelo Malo, no dia 24 de novembro. Após cada sessão, será realizado um bate-papo com os integrantes do coletivo prudentino Mãos Negras.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.