Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mães trocam experiências em roda de conversa no HR

Da Redação

Em 17/11/2015 às 17:42

Durante o bate-papo, as pacientes trocaram experiências, relataram as angústias de cuidar de um bebê na UTI

(Foto: Cedida/AI)

Para marcar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta terça-feira (17), o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou uma roda de conversa entre mães que estão com os filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, por terem nascido antes dos nove meses, e aquelas que já passaram pela instituição e enfrentaram o mesmo desafio.

Durante o bate-papo, as pacientes trocaram experiências, relataram as angústias de cuidar de um bebê na UTI, as intercorrências durante o período de recuperação, a dificuldade em conciliar a vida em casa com as visitas ao hospital, entre outros obstáculos que a mãe precisa ultrapassar nessa fase.

A roda de conversa foi realizada no corredor da clínica de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, facilitando o acesso das mães à atividade. Também participaram do encontro médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais que acompanham a rotina de uma UTI neonatal.

De acordo com a coordenadora da ação, Mariana Passos Rodrigues, foram enfatizados durante o encontro 12 pontos para tornar a passagem de um filho pela UTI neonatal menos angustiante. “São orientações sobre como os pais devem lidar com essa nova rotina, qual o comportamento adequado, o sentimento, os hábitos que devem ser adotados nesse período”, comenta.

Uma das mães presentes ao encontro, Juliana de Lima Neves,  é exemplo de perseverança. Seu primeiro filho nasceu com seis meses de gestação e teve de ficar 30 dias internado. Ela conta que demorou para se acostumar à rotina de visitas.

“Eu não esperava por isso. Ver minha criança nascer aos 6 meses foi desesperador. Foi muito difícil vê-lo dentro da incubadora, cheio de aparelhos para respirar, sem poder segurar no meu filho no colo. Foram dias de luta, mas com muita fé consegui superar essas semanas de aflição e hoje ele é uma criança muito saudável e feliz”, conta.

De acordo com a Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo, o Dia Mundial da Prematuridade tem como objetivo evidenciar a importância da assistência médica adequada aos bebês e a prevenção do parto prematuro quando possível, além de aumentar a visibilidade sobre o assunto ao desmistificar o fato de que prematuros tenham qualquer tipo de complicação durante seu desenvolvimento e crescimento.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.