Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Simpósio debate efeitos da poluição ambiental para a saúde em PP

Da Redação

Em 18/11/2015 às 18:10

Nos dias 27 e 28 deste mês, o 2º Simpósio de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional promete abordar os principais problemas causados pela poluição ambiental nos 45 municípios da área de circunscrição da Rede Regional de Assistência à Saúde, com sede em Presidente Prudente. O evento terá seu foco nas doenças respiratórias induzidas por impurezas na atmosfera.

Na sexta-feira (27), a abertura ocorrerá às 19h30 com as falas da coordenadora do programa, Alba Regina Azevedo Arana, e de Luiz Euribel, médico infectologista, mestre e doutor em imunodeficiências.

A primeira palestra será com o médico Alexandre Portelinha, sobre doenças pulmonares relacionadas aos sinais e sintomas clínicos das principais patologias do Oeste Paulista. Em seguida, falará o fisioterapeuta Flávio Danilo Mungo Pissulin sobre alterações respiratórias e poluição atmosférica, com abordagem sustentada pela visão acadêmica. Haverá discussão sobre os temas apresentados.

"O tema surgiu após levantamentos de dados coletados por alunos da disciplina, num trabalho em cinco grupos que atuaram em sub-regiões, sendo que em todas elas a poluição ambiental foi detectada como problema comum, embora manifestada em diferentes formas, como são os casos de fumaça emitida por olarias, na microrregião de Dracena; agrotóxicos aplicados em pulverização aérea, no Pontal do Paranapanema; e a emissão de poluentes por veículos automotores, em Presidente Prudente", explica Euribel.

No sábado (28), a partir das 8h, serão quatro palestras: poluição atmosférica induzida por agrotóxicos, pela fisioterapeuta Aline Duarte Ferreira; poluição atmosférica no Oeste Paulista: legislação e qualidade do ar, por Luiz Carlos Barbosa Cardoso, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); exercício físico e poluição veicular no Parque do Povo, pela educadora física Juliana Felipe; e a perda auditiva de indivíduos expostos a pulverização aérea, pela fonoaudióloga Meire Aparecida Judai.

Também haverá discussão sobre os temas e o encerramento se dará com a premiação dos melhores trabalhos expostos em painéis no corredor de acesso ao auditório.

As inscrições estão abertas. Podem se inscrever estudantes e profissionais de qualquer graduação. O evento será no auditório Cerejeiras, no Bloco B1 do campus II da Unoeste.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.