Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara-PP fará homenagem póstuma a primeiro médico negro

Da Redação

Em 25/11/2015 às 17:42

A Câmara Municipal realizará uma homenagem póstuma ao médico Jerônimo Lucio de Almeida Monteiro Lopes, o primeiro médico negro de Presidente Prudente. Ele chegou ao município em meados de 1920, a convite do Coronel José Soares Marcondes.

A homenagem “in memoriam” será na sessão ordinária do dia 30. O requerimento que trata sobre o assunto é de autoria do vereador Geraldo da Padaria (PT). No documento, o parlamentar destaca o pedido de Guilherme Perini Teixeira dos Santos, em nome da Agentes de Pastoral Negros da Região de Presidente Prudente (APNs), “que milita em prol do combate ao racismo e a discriminação contribuindo para a redução das desigualdades sociais e a intolerância”.

“É importante exaltar os líderes negros, precursores na luta pela igualdade de homens e mulheres que foram escravizados e que embora mortos, continuam vivos na memória daqueles que de alguma forma foram beneficiados por seus feitos, em uma época com tão poucos recursos materiais e científicos”, menciona Geraldo da Padaria.

O vereador lembra que esta será uma justa homenagem ao “primeiro médico negro residente no município de Presidente Prudente em meados de 1920, a convite do Coronel José Soares Marcondes, que tanto contribuiu pela saúde de nossa população”.

“Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1912, o médico faleceu no ano de 1966”, cita.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.