Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc exibe “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro”

Da Redação

Em 02/01/2016 às 12:01

(Foto: Divulgação)

Durante todas as terças-feiras de janeiro, sempre às 20h, a telona do Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe filmes que resgatam a história dos jogos olímpicos.

A primeira exibição, nesta terça (5), mostra os filmes “Maria Lenk - A Essência do Espírito Olímpico”, que conta a história da nadadora e suas principais competições; e “México 1968 - A Última Olimpíada Livre”, documentário que mostra a primeira edição latino-americana das olimpíadas. As sessões são gratuitas e ocorrem no bosque da Unidade.

O especial “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” conta com vários documentários que buscam resgatar a trajetória de grandes atletas, equipes e delegações que representaram o esporte nacional durante a história dos Jogos Olímpicos.

Para participar não é necessário fazer inscrição nem retirar ingresso, basta chegar e se acomodar.

Confira a programação completa:

 

Dia 5

Maria Lenk – A Essência do Espírito Olímpico

Você sabia que a ex-nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, em 1932? Ela jamais conquistou uma medalha, mas foi a responsável pela introdução do nado borboleta na competição, em 36.

 

México 1968 – A Última Olimpíada Livre

A produção conta a história da primeira edição latino-americana das Olimpíadas, realizada no México, em 1968.

 

Dia 12

As Incríveis Histórias de um Navio Fantasma

A delegação brasileira fez de tudo para entrar em cena nas Olímpiadas de 1932, em Los Angeles. Teve viagem em um navio carregado de café, falta de recursos, despreparo técnico e emocional e um esforço sobre-humano de superação. 

 

A Valsa do Pódio

Durante os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, a atleta Terezinha Guilhermina protagonizou duas cenas históricas: confirmou sua posição de corredora cega mais rápida do mundo e abandonou a vitória certa na prova dos 400m em solidariedade ao seu guia, que sofreu uma queda.

 

Ippon – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio

Ausente por quase três anos de competições oficiais e logo após a morte do irmão, seu mentor e companheiro de treinos, o atleta Rogério Sampaio teve que driblar a desconfiança geral rumo à conquista olímpica.

 

Dia 19

3 Pontos – Basquete, Rap e o Jejum .

A história do basquete olímpico brasileiro rimada em três atos por craques do rap: Wlamir, Oscar e Varejão.

 

Pátria

Fernanda Venturini, Ana Moser, Márcia Fu, Hilma, Ana Flávia, Ida, Ana Paula, Virna, Leila, Fofão, Filó e Sandra. Base da equipe titular da seleção, as atletas trouxeram o bronze para o Brasil após um emocionante jogo contra a seleção russa

 

João do Voo – A História de uma Medalha Roubada

Em uma das maiores fraudes da história do atletismo olímpico, João do Pulo perde a oportunidade de ter uma medalha de ouro nas olimpíadas de Moscou, em 1980.

 

Dia 26

Mulheres Olímpicas

Foi somente em 2012, em Londres, que todos os países participantes das Olimpíadas tiveram representantes mulheres em suas delegações. Este documentário visa traçar um paralelo entre a mulher na sociedade e a mulher nos jogos olímpicos.

 

Rainha Hortência e Magic Paula

Hortência e Paula, duas das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos no mundo, fizeram parte da mais vitoriosa geração do basquetebol feminino do Brasil, nos anos 1990.

 

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sesc Thermas ou pelo telefone (18) 3226-0400.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.